Veja como ficam as contas para vagas na Libertadores no Brasileiro após vice do Cruzeiro
Time mineiro foi derrotado pelo Racing, da Argentina, por 3 a 1 neste sábado, na decisão da Copa Sul-Americana
O Cruzeiro perdeu a final da Copa Sul-Americana neste sábado, 23. No estádio La Nueva Olla, no Paraguai, o Racing, da Argentina, triunfou por 3 a 1 e ficou com o título da competição continental.
Com o revés, o Cruzeiro não conseguiu assegurar uma vaga na Copa Libertadores da América de 2025, destinada ao campeão da Copa Sul-Americana. O time de Fernando Diniz buscará a classificação para a Libertadores, agora, pelo Campeonato Brasileiro. O time celeste está no sétimo lugar do torneio de pontos corridos.
Oito equipes brasileiras estarão na Libertadores do ano que vem. O Flamengo, campeão da Copa do Brasil, se garantiu na fase de grupos. Mais um time do país se classificará diretamente para o torneio continental sem ser pelo Brasileirão: Botafogo ou Atlético-MG. Os clubes disputam a final desta edição da Libertadores no próximo final de semana. O campeão carimba uma vaga.Se o campeão da Libertadores estiver entre os oito primeiros colocados do Brasileirão, o torneio de pontos corridos passará a ter um "G-8? pensando na próxima edição da competição continental. Atualmente, há um "G-7?, já que o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, está na quarta posição. O Botafogo lidera o Brasileirão, com 69 pontos, enquanto o Atlético-MG é o décimo primeiro colocado, com 43 pontos.
Em um hipotético "G-8?, os dois piores colocados deste grupo - sem contar os ganhadores da Libertadores e da Copa do Brasil - terão que jogar a fase prévia da competição de 2025.
Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Internacional já carimbaram o passaporte para a próxima Copa Libertadores da América por meio da atual edição do Campeonato Brasileiro.