Vini Jr. perde 1º lugar para Rodri mais uma vez em ranking de melhor do mundo de jornal inglês; veja
Brasileiro ganhou o prêmio The Best da Fifa na última terça-feira, 17
Vinícius Jr. viveu um ano e tanto. Com o Real Madrid, o brasileiro foi campeão da divisão espanhola, a La Liga, ganhou a Champions League e recentemente foi coroado em uma temporada de glórias: se tornou o melhor jogador do mundo pela Fifa na última terça-feira, 17. No entanto, o The Guardian discorda de que o brasileiro seja o melhor do mundo. No ranking feito pelo jornal inglês, é o espanhol Rodri que ocupa o posto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A lista com os 100 melhores jogadores feita pelo The Guardian colocou o Vini Jr. em segundo lugar, atrás do volante do Manchester City. Em terceiro, o jornal considerou o norueguês Haaland, também do clube inglês.
Para chegar na decisão, o The Guardian ouviu 197 pessoas ligadas ao futebol. Entre elas, estavam 23 ex-jogadores, incluindo os brasileiros Bebeto, Casagrande, Caio Ribeiro, Juninho Pernambucano, Miranda, Kléberson, Lucas Leiva e Ricardo Rocha.
Três treinadores também tiveram poder de votação, como o brasileiro Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite, que agora tenta a carreira de treinador. A maior parte dos votos, porém, veio de jornalistas esportivos: 171 profissionais participaram.
Em segundo na lista do jornal britânico, Vini Jr. é o único brasileiro no Top 20 do ranking. O atacante Raphinha, do Barcelona, também aparece na lista, mas em 25º lugar. Já Rodrygo, colega de Vinícius no Real Madrid, ficou em 31º.
Os outros brasileiros na lista são: Ederson, do Manchester City, em 50º, Gabriel Magalhães, do Arsenal, em 57º, Alisson, do Liverpool, em 79º e Savinho, do Manchester City, em 94º.
Rodri x Vini Jr.
Não é a primeira vez que um ranking de 'melhores do mundo' de 2024 deixa o brasileiro atrás de Rodri. Em outubro, o espanhol ganhou a Bola de Ouro, prêmio feito pela revista francesa France Football. O resultado, no entanto, não agradou aos torcedores.
Com protestos de fãs e mensagens de apoio de grandes nomes do esporte, Vinícius Jr. e toda a equipe do Real Madrid amargaram a decisão e optaram por não ir à cerimônia.
Mas, na última terça-feira, 17, o cenário foi diferente. O jogador brasileiro não só compareceu ao prêmio The Best da Fifa, como levou o título de melhor jogador do mundo na temporada.
Após a vitória, Vini Jr. desabafou nas redes sociais. "Tentaram e tentam me invalidar, me diminuir. Mas eles não estão preparados. Ninguém vai dizer por quem devo lutar, como devo me comportar. Quando eu estava em São Gonçalo, o sistema não ligava para mim. Quase fui engolido", escreveu.