Fora do Mundial por lesão, Valdin lamenta: "a ficha ainda não caiu"
- Luan de Sousa
O dia 7 de maio de 2012 não sai da cabeça de Valdin. Titular absoluto da Seleção Brasileira, o ala do Joinville fraturou, nesta data, o ligamento cruzado do joelho direito em uma partida da Liga Futsal (contra o Botafogo) e viu novamente o sonho de disputar uma Copa do Mundo ir por água abaixo.
"Como nunca tinha sentido um estalo como aquele antes, fiquei pensando no pior. Mas no intervalo para o segundo tempo fiz alguns exercícios e não senti nada. Joguei mais cinco minutos e meu joelho começou a falsear. Aí vi que era grave", contou o atleta ao Terra. "A ficha ainda não caiu".
A declaração dramática tem uma explicação. Em 2008, ano em que o Brasil conquistou o título mundial, Valdin, por opção do técnico PC de Oliveira, acabou fora da lista. "Foi opção do treinador e por causa de outra lesão que tive, acredito eu. Não dou sorte com Mundial", lamentou o jogador, que após cinco meses de recuperação realizou o primeiro treino coletivo na última segunda-feira.
Apesar da frustração, Valdin, 33 anos, não desiste. Ele crê ter condições de participar da Copa do Mundo de 2016. "A esperança é a última que morre. Em 2016, vou estar com 37 anos e, se Deus quiser, vou realizar esse sonho e poderei mostrar isso para meus filhos", expôs.
Sem Valdin, a Seleção Brasileira está no Japão realizando a preparação para o torneio que será sediado na Tailândia. A estreia será no dia 1º de novembro, contra o próprio país asiático. Na primeira fase, a equipe nacional, comandada pelo treinador Marcos Sorato, terá pela frente ainda Portugal e Líbia.