Com "mentalidade vencedora", técnico espanhol confia no tri
Das últimas cinco edições da Copa do Mundo, quatro tiveram Brasil e Espanha como finalistas. Na véspera de um novo confronto decisivo, desta vez na Tailândia, o técnico Venancio Lopez destacou a mentalidade vencedora de sua equipe e se disse confiante.
"Não é nenhuma novidade falar que o Brasil é uma grande seleção. Além dos quatro títulos mundiais e da experiência acumulada, sempre encontra soluções para os problemas que enfrenta nos jogos, e isso é mais difícil do que parece. De qualquer forma, prevejo uma final acirrada e confio nas chances de minha seleção", afirmou.
Finalistas na Tailândia, Brasil e Espanha dominam a Copa do Mundo. Desde que a Fifa assumiu a organização do campeonato, apenas os dois países foram campeões: o time canarinho ganhou em 1989, 1992, 1996 e 2008, enquanto a Fúria triunfou em 2000 e 2004.
Para Lopez, a principal qualidade de sua equipe é o que ele chamou de "mentalidade vencedora". "Você pode ver nossa força psicológica dentro de quadra. Por isso, temos apresentado um nível altíssimo em todos os aspectos do jogo a cada partida que disputamos", afirmou.
Finalistas da Copa do Mundo, Brasil e Espanha dominam a lista dos indicados ao prêmio de Bola de Ouro do torneio, divulgada pela Fifa neste sábado. Fernandinho e Neto concorrem com Kike e Torras pelo prêmio - o português Ricardinho completa o grupo dos indicados.
Na visão do técnico espanhol, o triunfo sobre a Rússia, nas quartas de final, foi crucial na campanha da equipe até a final. Em uma reedição da decisão da Eurocopa, o time ibérico ganhou de virada, por 3 a 2, com duas defesas incríveis do goleiro Juanjo no final.
"Quem perdesse voltaria para casa, e poderia facilmente ter sido nossa seleção, mas fizemos uma excelente partida diante de uma grande favorita ao título", disse Lopez, que ainda classificou a campanha da Colômbia, eliminada pelo Brasil na semifinal, como maior surpresa do torneio.