Espanhóis exaltam chance de revanche contra Brasil: "4 anos de espera"
Novamente Brasil e Espanha se enfrentarão em uma final de Mundial de futsal. No próximo domingo, às 10h30 (de Brasília), as duas equipes duelam pela quarta vez em uma final de Mundial organizado pela Fifa, e os espanhóis comemoram a chance de se "vingar" da derrota sofrida há quatro anos atrás, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira conquistou o título após vencer a equipe espanhola nos pênaltis e conquistou o tetracampeonato. Extasiados com a oportunidade de recuperar o posto de melhor equipe do esporte, a imprensa espanhola destaca que o jogo decisivo ganhou status de "revanche".
O jornal Marca afirma que o time espanhol está há quatros anos "esperando o Brasil" para poder dar o troco na equipe verde e amarela e que o jogo é especial para os jogadores remanescentes no elenco. "Sem dúvida, é evidente que será muito especial para Ortiz, Torras, Fernandão, Álvaro, Kike, Borja, Juanjo e Cristian. Os oito que viveram na carna a decepção de 2008, quando o Brasil recuper a coroa mundial em uma final decidida na marca do pênalti", ressaltou a publicação.
Um dos principais jogadores da equipe europeia, Kike, bicampeão mundial (2000 e 2004), ressalta que a trajatória da seleção espanhola na atuão edição do torneio deixa a equipe bem cotada para vencer o Brasil. "Nosso objetivo principal é sermos campeões, mas para alcançarmos isso tivemos muito trabalho. Tivémos um Mundial muito difícil, estreando contra uma seleção muito boa como a do Irã. Depois enfrentamos a equipe anfitriã (Tailândia), que é sempre difícil, com a Rússia, e também com outra potência como a Itália. Fomos capazes de superar tudo isso e chegamos com chances de vencer a final", afirmou o destaque da Espanha.
O Brasil leva vantagem sobre o time espanhol em decisões de Mundial organizados pela Fifa, são dois títulos brasileiros conquistados sobre os rivais, contra um da Espanha. Em 1996 a equipe comandada por Manoel Tobias venceu a final por 6 a 4 na Espanha, frustrando a torcida local. Quatro anos mais tarde, na Guatemala, os espanhóis deram o troco e venceram o Mundial sobre a Seleção em final muito disputada, 4 a 3 para os campeões. Em 2004 a Espanha conquistou o bicampeonato sobre a Itália, após eliminar o time time verde e amarelo nas semifinais.
Já em 2008 foi a vez do Brasil subir ao lugar mais alto do pódio ao vencer o duelo contra os espanhóis, empurrado pela torcida brasileira. A Seleção também venceu o Mundial de 1985 sobre os rivais espanhóis, ao vencer a final por 3 a 1, novamente na Espanha, mas o torneio era organizado pela Fifusa, e não é reconhecido pela Fifa. Neste próximo domingo os dois principais times da modalidade se enfrentam "em clima de revanche" e darão novos números à rivalidade.