Schumacher retorna à Seleção de futsal após três anos de ausência
A Seleção Brasileira de futsal começa o ano da Copa do Mundo com dois amistosos diante da Guatemala, em solo guatemalteco, nos dias 20 e 22 de janeiro. Logo em seguida, a delegação segue para o Brasil, onde fará uma série de jogos-treino diante de seleções estaduais em uma excursão pelo norte-nordeste brasileiro.
Para estes compromissos o técnico do Brasil, Marcos Sorato, convocou 14 atletas para os jogos diante dos guatemaltecos. Os mesmos jogadores seguirão para o período de treinamentos em solo brasileiro, porém com o incremento de um atleta no elenco, ainda a ser anunciado pelo treinador.
A delegação viaja no dia 17 janeiro para a Guatemala, onde fica até o dia 23. Após os dois compromissos diante dos centro-americanos, o time tem chegada prevista a Boa Vista (RR) no dia 24 de janeiro, jogando no dia 25 diante da seleção de Roraima. No dia 26 o destino será São Luis (MA), para atuar diante dos maranhenses no dia 28.
A equipe hexacampeã mundial segue depois para Teresina (PI), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE). O último compromisso do time será no dia 12 de fevereiro, na capital sergipana.
Dos convocados para abrir a temporada 2012 pela seleção brasileira a maior novidade é a presença do fixo Schumacher. O jogador reaparece após três anos de ausência na equipe. Sua última convocação foi em dezembro de 2008, ano em que ele participou da conquista hexacampeonato mundial, na Copa do Mundo de Futsal da Fifa do Brasil.
Aos 36 anos, Schumacher, que atua pelo Inter Movistar, da Espanha, entra na lista dos selecionáveis para a disputa de mais um mundial. Em 2008, ele foi eleito o segundo melhor atleta da Copa do Mundo - ficou atrás do ala Falcão -, tendo marcado 10 gols na campanha vitoriosa do Brasil.