Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gabriel Araújo faz melhor tempo da temporada no Meeting do RJ

11 mai 2024 - 17h48
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O nadador mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora), fez o melhor tempo dos 100m livre de 2024 no Meeting Paralímpico do Rio de Janeiro, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e disputado neste sábado (11), na capital fluminense. No Meeting de Fortaleza, Lucas Lima do Nascimento se destacou na prova de salto em distância, pela classe T11 (deficiência visual).

Meeting do RJ
Meeting do RJ
Foto: Gabriel Araújo em posição para saltar na piscina no Meeting do RJ ( Alessandra Cabral/CPB) / Olimpíada Todo Dia

+ SIGA O OTD NO , TWITTER, ,  E FACEBOOK

Campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio-2020 e mundial em 2022 e 2023, Gabrielzinho, como é conhecido, completou os 100m livre em 2min00s72, quase nove segundos abaixo do polonês Jacek Czech, que anotou o tempo de 2min09s13, em março. A marca do mineiro no Meeting, no entanto, não é válida internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios exigidos pela World Para Swimming (braço do IPC responsável pela natação paralímpica mundial).

"Uma das minhas primeiras competições foi o Meeting. Para nós, que estamos no esporte de alto rendimento, é um evento muito importante. Está em nível paralímpico mundial. É bom para inspirar o máximo de crianças e pessoas com deficiência. Fazer com que elas acreditem que tudo é possível e que elas podem chegar lá também", disse Gabriel Araújo. O atleta mineiro também nadou os 50m livre (58s88) e os 50m borboleta (59s08).  No início do mês, ele foi um dos 27 atletas brasileiros a conseguir índice para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, durante o Open Internacional de natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Outros destaques

O Meeting também contou com a presença de Daniel Xavier Mendes, da classe S6 (limitação físico-motora). O nadador competiu em três provas: 100m livre (1min07s92), 100m costas (1min29s42) e 50m livre (33s21). Outra nadadora com índice para Paris e que nadou em casa foi Lídia Cruz, da classe S4 (limitação físico-motora). Ela completou os 100m livre em 1min30s32. Também caiu na água para os 50m livre (41s29) e para os 50m costas (57s18). 

Já no halterofilismo, Gustavo Amaral, na categoria acima de 107kg, destacou-se ao levantar 240kg e conquistar a medalha de ouro. "O Meeting é muito importante porque dá a oportunidade de desenvolver a técnica e melhorar os resultados, abre portas para novos atletas. Para mim, é especial, porque foi a primeira competição em que eu quebrei recorde. Tive essa oportunidade em São Paulo, em dezembro de 2022. Ao longo do meu desenvolvimento como atleta, o Meeting contribuiu para o meu alavancamento de carga", afirmou o halterofilista carioca. 

Já na pista de atletismo, Victória Salerno, da classe T35 (paralisia cerebral), teve a oportunidade de pela primeira vez sair do estado de São Paulo e competir no Meeting. Para a jovem, que começou no esporte pela Escola Paralímpica de Esportes do CPB, toda competição é um ensino. "Sinto que estar no Rio de Janeiro e no meio de tantos atletas renomados pode colaborar para minha melhora dentro do alto rendimento", concluiu a velocista.

Lucas Lima brilha em Fortaleza

No Meeting Paralímpico de Fortaleza, Lucas Lima do Nascimento, da classe T11 (deficiência visual), registrou o que seria a nona melhor marca mundial do ano no salto em distância: 5,14m. Embora seja a nona do mundo entre as 15 registradas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) em 2024, a distância registrada por Lucas não é válida internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios exigidos pela entidade.

"Quero agradecer ao meu treinador e guia Iranildo Rodrigues. Quando retornei para o esporte, colocamos como meta estar entre os melhores do Brasil e estamos conseguindo", disse o cearense. Ele também correu os 100m em Fortaleza (13s48). No salto em distância, entrou no top-3 do ranking nacional deste ano com a marca deste sábado (11). 

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade