Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Galatasaray acusa Mourinho de "declarações racistas" após clássico turco

25 fev 2025 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Galatasaray acusou José Mourinho de fazer "declarações racistas" e disse que iniciará um processo criminal contra o técnico do Fenerbahce por causa de seus comentários após o empate em 0 x 0 na segunda-feira.

Embora não tenha ficado claro a quais declarações o Galatasaray estava se referindo, Mourinho disse que o banco de reservas do time da casa estava "pulando como macacos" e que a partida teria sido um desastre se um árbitro turco estivesse no comando.

O jogo de segunda-feira foi apitado pelo esloveno Slavko Vincic depois que os dois clubes solicitaram que um árbitro estrangeiro assumisse o comando.

O Galatasaray disse no X que Mourinho havia "emitido persistentemente declarações depreciativas dirigidas ao povo turco" desde que assumiu seu cargo na liga.

"Hoje, seu discurso foi além dos comentários meramente imorais e se transformou em uma retórica inequivocamente desumana", afirmou o clube.

"Declaramos formalmente nossa intenção de iniciar um processo criminal com relação às declarações racistas feitas por José Mourinho e, consequentemente, apresentaremos queixas oficiais a Uefa e Fifa."

Mourinho, ex-técnico de Chelsea, Manchester United e Tottenham Hotspur, já foi multado e suspenso por seus comentários sobre árbitros turcos. O português voltou a criticar os árbitros turcos em uma coletiva de imprensa após a partida.

"Fui ao vestiário dos árbitros depois do jogo. É claro que o quarto árbitro estava lá, um árbitro turco", declarou Mourinho.

"Eu disse a ele (Vincic): 'Obrigado por vir aqui porque você veio para um grande jogo e é responsável por um grande jogo'. E me dirigi ao quarto árbitro e (disse) 'este jogo, se você fosse o árbitro, este jogo seria um desastre'. E quando digo ele, digo a tendência geral."

O Fenerbahce divulgou uma declaração na terça-feira defendendo Mourinho, dizendo que seus comentários foram tirados do contexto e deliberadamente distorcidos.

"Como qualquer pessoa de bom senso pode ver e entender, essas expressões, usadas por José Mourinho para descrever a reação extrema da equipe técnica do time adversário às decisões do árbitro durante a partida, não podem de forma alguma ser associadas ao racismo", disse o clube em um comunicado.

"A tentativa de retratar esse discurso como racista é uma abordagem completamente malévola. Gostaríamos de informar ao público que exerceremos nossos direitos legais em relação a essa calúnia patética que visa tirar a competição do campo, mudar a agenda e manipulá-la."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade