Empresa dos EUA usa girafa em placar e se desculpa com Gana
A Delta Air Lines, famosa companhia aérea dos Estados Unidos, teve de usar as redes sociais para se desculpar com seus clientes e, principalmente, ganeses nesta segunda-feira. Isto porque, logo após a vitória americana por 2 a 1 sobre a seleção africana na estreia na Copa do Mundo, a empresa cometeu uma gafe (ou fez uma brincadeira de extremo mau gosto) em seu Twitter.
Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol
Assim que a partida disputada em Natal foi encerrada, a empresa ousou e postou uma montagem de fotos simulando o placar final do duelo. “Parabéns time dos EUA! Grande gol, Clint Dempsey”, escreveu, sobre a imagem que colocava o número 2 sobre uma foto da Estátua da Liberdade e o número 1 sobre o registro de uma girafa - como se quisesse representar cada país com seus "cartões-postais".
Delta airlines social media fail. Are there any giraffes in Ghana? Def not a national symbol http://t.co/78MuEjX1C3 pic.twitter.com/3LNZeFWjce
— Anne-Marie Tomchak (@AMTomchak) 17 junho 2014
A postagem recebeu quase mil replicações, mas também foi alvo de duras críticas. Kim Newsome, produtor da CNN, sugeriu que a mensagem fora "de muito mau gosto". Por sua vez, Bruce Arthur, colunista do jornal Toronto Star, disse: "Eu estou supondo que, quando você reservar um voo para a Nigéria, Quênia, Costa do Marfim ou Gana, a Delta simplesmente dirá que tanto faz, é a África. E, depois que sobrevoar um bando de girafas, reconhecerá que chegou em Gana”.
Usuários anônimos do Twitter também atacaram a brincadeira da companhia aérea. "É por isso que as pessoas pensam que todos os americanos são ignorantes”, escreveu um deles. “Não há girafas em Gana. Esta mensagem é um poço de ignorância e estereótipos”, acrescentou outro.
Vendo a sua página ser inundada de crítitcas, a Delta apagou a postagem original e, logo em seguida, retratou-se. "Pedimos desculpas pela escolha das fotos em nosso tweet anterior. Boa sorte para todas as seleções”, escreveu, para, na sequência, um porta-voz da companhia aérea dizer ao The Huffington Post: "O tweet original foi feito no espírito da Copa do Mundo”.