Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gauchão, o cafezinho que virou café colonial para a dupla Grenal em 2025. Quem vence?

Cada rodada importa no torneio de que durará menos de dois meses, adaptado ao calendário nacional de 2025

24 jan 2025 - 16h27
Compartilhar
Exibir comentários

Essa é a 108ª edição do Campeonato Gaúcho, serão 52 dias de disputa que poderá acabar com a hegemonia gremista, ou o octa do tricolor gaúcho ou quem sabe uma surpresa de um time do interior. Nesse ano um Gauchão diferente, mais curto e emocionante, agora dividido em grupos e com apenas os campeões com vaga assegurada nas semifinais. Cada rodada importa no torneio de que durará menos de dois meses, adaptado ao calendário nacional de 2025.

Foto: Fotos: Divulgação / Flickr Grêmio - Ricardo Duarte / Internacional / Porto Alegre 24 horas

Há muito tempo se debate a importância do Campeonato estadual. Chamado de "cafezinho" pelo ex-presidente Fabio Koff, ou de Ruralito, hoje é o grande título a ser disputado pela dupla Grenal. Atualmente, essa é uma das únicas taças levantadas pelos times da capital e virou uma "Copa do Mundo".

O Gauchão envolve uma das maiores rivalidades do Brasil. De um lado o Grêmio, atual heptacampeão, e a chance de conquistar o octa, feito inédito na história do clube e que apenas o rival possui até hoje, na já longínqua década de 1970. De outro, o Inter, com objetivo óbvio de evitar o título tricolor e encerrar um jejum seu. O clube não conquista um troféu desde 2016, o próprio Gauchão. O tempo sem comemorar taças coincide com a hegemonia no outro lado da capital. Colorados tratam o estadual com grande importância.

O Grêmio está de técnico novo, que já entendeu a importância campeonato em disputa. Apesar disso, é um time em plena construção, reformulado com muitas saídas e poucas chegadas até o momento. O Inter fez uma ótima campanha no Brasileirão 2024, está com a base mantida e trabalho consolidado, sob comando de um técnico com raízes do outro lado da rivalidade. Roger, porém, contrariou as críticas e construiu identificação com o clube à medida em que o time correspondia em campo.

Embora a dupla Grenal tenha mais de 80% dos títulos do Gauchão na história, o campeonato vai muito além deles. Uma prova é o Inter sequer chegar à final desde 2021, com três times do interior seguidos na decisão com o Grêmio. Todo ano, 10 clubes tentam surpreender os gigantes.

Na sua opinião, quem vence do Gauchão?

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade