Genoa é vendido para fundo de investimentos norte-americano
Clube se tornou o 8º da Série A comprado por estrangeiros
O Genoa oficializou nesta quinta-feira (23) sua venda ao fundo de investimentos norte-americano 777 Partners, que colocou um ponto final na gestão de quase 20 anos do empresário Enrico Preziosi.
O grupo adquiriu 99,9% do capital social do Genoa e, a partir de agora, assumirá as responsabilidades do eneacampeão italiano. O investimento foi liderado por Josh Wander e Steve Pasko, fundadores da 777 Partners.
"O 777 Partners usará sua experiência nas indústrias de esportes, mídia e entretenimento para fazer o clube crescer ainda mais. Estamos profundamente honrados por fazer parte de um clube com uma história, herança e tradição tão grandes como o Genoa. Queremos preservar e proteger o orgulhoso legado do rossoblù, visando as melhores colocações possíveis na Serie A", informou a empresa em uma nota.
Preziosi, que era presidente do Genoa desde 2003, vai fazer parte do conselho de administração da equipe italiana. Já o CEO do rossoblù, Alessandro Zarbano, seguirá gerindo o dia a dia do time.
Criado em 2015, o fundo norte-americano, que tem sua sede em Miami, possui 49 empresas de diversos seguimentos em sua carteira. Além do Genoa, o 777 Partners possui 6% do Sevilla e uma participação no London Lions, único time da capital inglesa na British Basketball League.
"Chegou a hora de passar o clube de mão. Eu sempre disse que deixaria o Genoa apenas para um novo dono forte e confiável.Desejo o melhor e sempre serei um torcedor do rossoblù", disse Preziosi.
O empresário italiano assumiu o comando do Genoa em 2003, salvado o clube da falência. Ele conduziu o time de volta à Série A em 2007, se mantendo no campeonato desde então.
Com a compra do Genoa, o número de clubes da Série A que possui donos estrangeiros subiu para oito, sendo que seis deles têm sede nos Estados Unidos: Fiorentina, Genoa, Milan, Roma, Spezia e Venezia. .