Brasil conquista vaga olímpica no trampolim com classificações inéditas à final no Mundial de ginástica
Alice Helen e Camilla Gomes conquistaram classificações inéditas para a final do trampolim individual no Mundial de ginástica neste sábado, em Birmingham, na Inglaterra. Com isso, o Brasil garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Paris, que serão disputadas em 2024.
A mineira Alice Helen fez 55.060 pontos, o que lhe daria a quarta posição. Como as três primeiras colocadas foram chinesas e há um limite de duas atletas do mesmo país na final, a brasileira se classificou no terceiro lugar. Camilla Gomes avançou com a sexta melhor nota, 54.890.
FINAL!!! FINAL DUPLA E INÉDITA! Alice Gomes e Camilla Gomes acabam de FAZER HISTÓRIA e conquistar DUAS VAGAS INÉDITAS para a FINAL MUNDIAL do Trampolim Individual. ISSO MESMO: É a primeira vez que a Ginástica de Trampolim do Brasil conquista uma vaga em final de Campeonato… pic.twitter.com/olEzj9pi4E
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) November 11, 2023
Apesar de terem sido duas classificações à final, o Brasil ganha apenas uma vaga olímpica. Cabe ao país escolher quem será sua representante na competição.
De qualquer forma, outra vaga será dada pela Copa do Mundo de trampolim. Camilla é atualmente a quinta colocada no ranking, com quatro etapas disputadas e outras duas marcadas para 2024. As três primeiras posições se classificam para as Olimpíadas.
As finais do Mundial de ginástica de Birmingham serão disputadas neste domingo, a partir das 10h10 (de Brasília).