Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ginástica

Brasil estreia no Mundial de Ginástica com Rebeca Andrade em destaque

29 out 2022 - 08h16
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado, começa o Campeonato Mundial de Ginástica, em Liverpool, e o Brasil chega com forte favoritismo no feminino, com Rebeca Andrade em destaque. A brasileira disputa a competição pouco mais de um ano após o ouro e a prata olímpicas em Tóquio. No Mundial do ano passado, no Japão, ela foi campeã no salto e vice nas barras assimétricas.

Favorita a ser campeã individual geral, Rebeca chega em bom momento na temporada. Em 2022, ela fez poucas apresentações no solo, visando evitar lesões e prezando o cuidado com a parte física.

No Mundial de Liverpool, Rebeca Andrade utilizará pela última vez a coreografia "Baile de Favela", que se tornou sucesso nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

"A série tem um ciclo. De quatro em quatro anos você precisa mudar. Já chegou os últimos quatro anos. Vou ter de mudar com uma dor no coração, mas tem que mudar. Acho que vai ser bem emocionante para mim e para todas as pessoas que acompanharam os Jogos Olímpicos. Foi quando estourou mesmo. Vai fazer muita falta, mas vai ser uma coisa que as pessoas vão sempre lembrar. Sempre que me verem na rua, as pessoas vão falar: 'Você, do Baile de Favela, incrível, incrível'. Então vai ser uma coisa que vai ficar na memória. Por mais que seja difícil se despedir, ninguém vai esquecer, então fico feliz", disse a atleta ao GloboEsporte.

Além do solo, Rebeca pode levar medalhas nas barras assimétricas. A equipe brasileira é favorita, ainda, a conquistar um ótimo resultado na competição por equipes. O Mundial de Ginástica começa neste sábado com as classificatórias femininas, mas o Brasil faz sua apresentação no domingo.

Masculino

O Mundial Masculino começa apenas na segunda-feira, com finais iniciadas na terça-feira. Os ginastas Caio Souza e Arthur Nory iniciam sua participação na prova por equipes a partir das 11h50 (de Brasília) da segunda-feira. Caso a equipe brasileira se classifique, a final por equipes acontece no dia 2 de novembro, a partir das 13h25. No dia 4, será a decisão do individual geral, às 13h45.

Caio e Nory poderão disputar as finais por aparelhos, caso tenham se classificado, nos dias 5 e 6 de novembro, começando sempre às 9h15, no horário de Brasília.

A expectativa dos dois ginastas é de manter a boa fase das últimas competições. Caio Souza, que recentemente terminou os Jogos Sul-Americanos realizados em Assunção com cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Ele é, assim, o principal nome na ginástica masculina.

"Neste Mundial eu espero competir da melhor forma possível. Não consigo controlar o resultado que irei alcançar, apenas o que eu poderei fazer no aparelho. Por isso, minha expectativa é poder chegar e desempenhar o meu papel, dando o meu melhor", afirmou Caio. "Acho que o salto e a barra fixa são os meus aparelhos mais fortes, embora esteja treinando forte em todos os seis. No salto, argolas e paralelas também chegarei com chances de brigar pelo pódio", completou.

Para Arthur Nory, o que está em jogo é poder voltar ao posto de favorito pelo título na barra fixa, prova na qual foi medalha de ouro durante o Mundial de 2019.

"Espero retornar ao cenário internacional com mais uma final na barra fixa. Além disso, busco uma final por equipes e deixar o Brasil no top 8 do mundo. Toda a minha preparação neste ano foi voltada para este Mundial e fazer uma boa competição, ao contrário de 2021", disse o ginasta.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade