Brasil leva ouro inédito no individual geral da ginástica rítmica e vence no conjunto no Pan-Americano
A ginástica rítmica rendeu três medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta quinta-feira. Bárbara Domingos conquistou um ouro inédito no individual geral, enquanto Maria Alexandre ficou com o bronze. No conjunto, o país terminou no lugar mais alto do pódio.
Bárbara Domingos terminou com 129.550 pontos nesta quinta-feira. Nesta quinta-feira, fez 31.150 nas fitas e 32.200 nas maças, que se somaram com as notas no arco e na bola da última quarta-feira. A brasileira ficou à frente da norte-americana Evita Griskenas, prata com 127.400, e da brasileira de 16 anos Maria Alexandre, que foi bronze com 118.950.
PINTOU MEDALHA INÉDITA! E com dobradinha e tudo, minha gente! 🏆🇧🇷💫 Bárbara Domingos acaba de conquistar a primeira medalha da nossa GR nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 🇨🇱! E mais: É a PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA que uma brasileira ganha o Individual Geral em uma edição de… pic.twitter.com/R5kfzAkEQj
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) November 2, 2023
Foi o primeiro ouro no individual geral da ginástica rítmica na história do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Na sexta-feira e no sábado, Bárbara Domingos ainda terá a oportunidade de conquistar mais quatro medalhas, nas finais por aparelhos.
O Brasil também brilhou por equipes. No conjunto, que soma a nota da prova mista e dos arcos, Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Nicole Pircio e Victoria Borges fizeram 64.450 e conquistaram o ouro. O México ficou em segundo, com 61.750 e os Estados Unidos fecharam o pódio, com 58.300.
Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru, o Brasil foi superado pelo México. Camila Ferezin, treinadora do Conjunto Brasileiro, exaltou a conquista de suas atletas em Santiago.
"Estou muito feliz por termos resgatado essa coroa, que perdemos no Peru. Lá tivemos um choro amargo. Desde 1999, quando eu era atleta, o Brasil sempre conquistou medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos na disputa do conjunto geral. Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para poder chegar aqui e vencer. Quando vimos essa coreografia, que não saiu do jeito que eu esperava, fiquei muito apreensiva assistindo os outros conjuntos. Tiramos 29, mas nosso adversário também não ficou bem e na soma acabamos ficando com o ouro", disse a treinadora.