Ginastas brasileiras fazem história e ganham dois ouros na etapa de Baku da Copa do Mundo
A ginasta brasileira Camilla Gomes conquistou uma medalha inédita para o país neste domingo. A atleta foi a primeira em toda a história a levar o ouro numa prova individual da Copa do Mundo de ginástica de trampolim. Ela venceu a etapa de Baku, no Azerbaijão, recebendo a nota de 54,860.
Outra brasileira, Alice Hellen, foi a quarta colocada na disputa, com 52,120. A prata ficou com a francesa Labrousse Lea, que anotou 53,970, enquanto a atleta da casa, Sejlan Mahsudova, ganhou o bronze ao marcar 52,910.
Pouco depois, Camilla e Hellen voltaram a competir, mas na categoria de trampolim sincronizado, e levaram nova medalha de ouro. Juntas, elas somaram 46,350 e garantiram o lugar mais alto do pódio para o Brasil.
INÉDITO, HISTÓRICO! Um belíssimo domingo para A Ginástica do Brasil! Camilla Gomes acaba de se tornar a PRIMEIRA ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro 🥇 em etapa de Copa do Mundo! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼 pic.twitter.com/Hy3lUf710C
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) February 19, 2023
A ginástica de trampolim funciona em um circuito de etapas da Copas do Mundo que culminam no Campeonato Mundial, uma das principais competições do esporte além dos Jogos Olímpicos. A etapa de Baku não recebeu todas as atletas do planeta, mas valeu pontos no ranking mundial.