Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica garante ida aos Jogos de Paris
A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, após uma improvável recuperação do tornozelo direito da capitã Duda Arakaki, conseguiu nesta sexta-feira a sexta colocação no Mundial ao somar 65.000 pontos no conjunto das séries mista e simples. Assim, garantiu a ida aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Havia cinco vagas em jogo. Bulgária, Israel e Espanha, que subiram ao pódio no Mundial de Sófia 2022, já estavam classificadas. Na edição de Valencia 2023, os países que obtiveram a vaga são, pela ordem, China, Itália, Ucrânia, Brasil e França.
Depois de cometer um erro mais evidente na série mista, o Brasil ficou em situação delicada. Na segunda rodada, no entanto, as ginastas brasileiras registraram a nota 34.900 na série simples, de cinco arcos. Foi o suficiente, depois de uma longa e tensa espera, para garantir o conjunto brasileiro em Paris.
"Pensei que ia competir, que precisava competir. Que eu ia fazer físio, rezar e fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para competir. Foram dias muito tensos… Dúvidas, medos. Mas minha equipe não permitiu que eu desacreditasse em momento algum. A gente rezou muito, ajoelhou, à noite, todos os dias e deu certo", comemorou Duda.