Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grêmio ainda pode se classificar para a Libertadores

Na 11ª colocação, o Tricolor tem 44 pontos, seis a menos que o Corinthians, o último time que hoje está garantindo vaga para a principal competição do continente sul-americano

3 dez 2024 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

A vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, na Arena, não só garantiu a permanência do Grêmio na Série A do Brasileirão, mas também manteve acessa a possibilidade, mesmo que remota, do clube ainda conseguir uma vaga na Pré-Libertadores de 2025. Na 11ª colocação, o Tricolor tem 44 pontos, seis a menos que o Corinthians, o último time que hoje está garantindo vaga para a principal competição do continente sul-americano.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Porto Alegre 24 horas

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 1,4% de chance de conquistar a vaga para a próxima edição da Libertadores. Para isso, os comandados de Renato Portaluppi, além de pensar nos resultados paralelos, precisam derrotar o Vitória, em Salvador, às 20h, amanhã, e o Corinthians, em Porto Alegre, às 16h, no próximo domingo.

Caso conquiste duas vitórias, o Tricolor torce ainda por dois de três cenários possíveis. Neles, ou Bahia ou Corinthians, que têm 50 pontos, não podem mais pontuar. É um ou outro mesmo, já que eles se enfrentam hoje à noite, em São Paulo. O empate nesse confronto acaba com qualquer possibilidade dos gaúchos conquistarem a vaga na Pré-Libertadores do ano que vem. Os baianos ainda encaram o Atlético Goianiense, em casa, na última rodada. A outra combinação é relacionada ao Cruzeiro, que tem 49 pontos, e só pode somar mais um ponto em duas partidas.

Com metas a serem atingidas no Brasileirão − vaga na Libertadores ou na Copa Sul-Americana −, o Grêmio promete colocar força máxima nas duas últimas rodadas do Brasileirão. Em entrevista coletiva no último domingo, o vice de futebol Antônio Brum enfatizou que a direção não pretende antecipar as férias de nenhum jogador e promete seguir escalando o que tem de melhor à disposição:

"Muito dificilmente o Grêmio vai dar férias antecipadas ao seu elenco, porque vamos disputar o Campeonato Brasileiro até a última rodada com força total. Obviamente, algum caso esporádico de algum jogador pode ocorrer".

A outra motivação do clube para seguir encarando a competição nacional com seriedade tem relação com a questão financeira. Na melhor das hipóteses, o Tricolor pode terminar na 8ª posição, garantindo uma premiação de R$ 31,3 milhões. Na pior, pode acabar na 16ª colocação, com R$ 16,3 milhões nos cofres.

A realidade para garantir um lugar na Sul-Americana é totalmente outra. A última rodada tirou o Grêmio do risco de rebaixamento e encaminhou seu posto na competição internacional, tamanha a proximidade de pontuação entre as equipes.

Aliado a isso, o título inédito do Botafogo na Conmebol Libertadores aumentou automaticamente uma vaga nos campeonatos continentais. Os times entre a 9ª e 14ª posição se classificam para a Sul-Americana. Hoje, a UFMG coloca o Tricolor com 94,9% de chance de jogar essa competição na próxima temporada.

Antes da penúltima rodada iniciar, os único clubes que não caem e não se classificam para um campeonato são Juventude, 15º colocado com 42 pontos, e Fluminense, 16º com 40. Sem folgas, o Grêmio já se prepara para encarar o Vitória fora de casa na quarta-feira, às 20h. Renato Portaluppi comanda o último treino no CT Luiz Carvalho na manhã desta terça. No início da tarde, viaja para Salvador.

As duas equipes estão coladas na tabela. O Leão está em 10º lugar com 45 pontos, um a mais que o time gaúcho, que aparece logo atrás.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade