Grêmio enfrenta o Palmeiras para tentar se manter longe do Z4 e sonhar com a Sul-americana
O clássico traz dois times em situações diferentes, um luta na ponta de cima e outra na de baixo
Palmeiras e Grêmio se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta sexta-feira, no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico traz dois times em situações diferentes, um luta na ponta de cima e outra na de baixo.
COMO CHEGAM
O Palmeiras busca recuperação, depois de de perder o clássico para o Corinthians, um de seus maiores rivais, e ver o Botafogo abrir seis pontos na liderança do Brasileirão. O time busca uma retomada para continuar sonhando com o tricampeonato nas seis rodadas que ainda restam. Já o Grêmio também tem um objetivo, bem menos ambicioso do que o rival, ao menos, pontuar novamente fora de casa.
Na última partida, conseguiu um empate com gol no último minuto diante do Fluminense, no Maracanã. Renato quer manter o embalo sem derrotas para garantir o quanto antes a permanência na Série A.
OS TIMES
O treinador Abel Ferreira pode fazer mudanças na defesa e no ataque. Murilo, recuperado de lesão e relacionado contra o Corinthians, tem a chance de voltar ao time titular no lugar de Vitor Reis. Já no setor ofensivo, Felipe Anderson não vem tendo boas atuações, e Dudu e Mauricio acirram a briga pelo lugar do companheiro.
No segundo jogo seguido como visitante, o Grêmio deve repetir a estratégia da última partida. A tendência é Renato repetir a escalação sem meia-armador, com Edenilson na direita, e Aravena, Soteldo e Braithwaite mais avançados. Kannemann passará por uma cirurgia e está fora da temporada.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
O provável time de Abel será Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis (Murilo) e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu ou Mauricio), Estêvão e Flaco López. Quem está fora são os jogadores Bruno Rodrigues (lesionado) e Piquerez (transição física). E os pendurados são Murilo, Richard Ríos, Fabinho, Estêvão, Vitor Reis, Weverton e Mauricio.
O provável time de Renato Portaluppi terá Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson, Soteldo e Aravena; Braithwaite. Quem está fora são os jogadores Gustavo Martins (preservação) e Kannemann (lesionado). Os pendurados são Du Queiroz, Rodrigo Ely, Jemerson, Soteldo, Braithwaite e Renato Portaluppi.
HISTÓRICO
Os confrontos entre Grêmio e Palmeiras constituem um dos mais importantes clássicos interestaduais do futebol brasileiro. O Grêmio teve 22 vitória(s) e marcou 107 gol(s). O Palmeiras conquistou 46 vitória(s) e marcou 153 gol(s). Além disso, 37 empates em um total de 105 jogos e 260 gols.
O pico da rivalidade aconteceu nos anos 1990, quando Grêmio e Palmeiras se encontraram nada menos que seis vezes em seis anos por decisões nas mais diversas competições. Naqueles tempos, eram notáveis os confrontos entre o Palmeiras que tinha Edmundo, Rivaldo, Roberto Carlos contra o Grêmio que tinha Danrlei, Jardel e Paulo Nunes.
Verdadeiras batalhas eram formadas e o clima de rivalidade de parte a parte era muito grande.
O país parava para ver os grandes confrontos travados pelas duas equipes, que eram treinadas por Felipão (Grêmio) e Luxemburgo (Palmeiras), símbolos da grande rivalidade. O ponto alto dessa rivalidade, talvez tenha sido o confronto pela Copa Libertadores de 1995, quando pelas quartas de final ocorreram vários incidentes, entre os quais uma grande pancadaria envolvendo os jogadores de ambas as equipes.
No campo, dois grandes jogos e classificação gremista, após vitória por 5 a 0 em Porto Alegre e derrota por 5 a 1 em São Paulo. Nessa ocasião o Grêmio era treinado pelo Felipão[2] e o Palmeiras era treinado pelo Carlos Alberto Silva.
Arbitragem
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Árbitro assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA) - CE
- Árbitro assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- Quarto árbitro: Kleber Ariel Goncalves Silva (PR)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA) - PR