Grêmio inicia preparação para jogo decisivo contra o Juventude
Para o primeiro e decisivo duelo, haverá desfalques importantes no elenco
O Grêmio se reapresenta e volta a treinar, nesta terça-feira, para enfrentar as últimas rodadas do Brasileirão. Dessa vez, o tricolor tem mais tempo para treinar pois é o último período de Data Fifa da temporada. O técnico Renato Portaluppi tem a missão de deixar o time pronto para encarar não só o Juventude, mas as cinco rodadas que restam no Brasileiro. Para o primeiro e decisivo duelo, haverá desfalques importantes no elenco. Mas serão nove dias para o técnico definir a estratégia, brigar contra o Z-4 e assegurar uma vaga na Sul-Americana.
Depois da derrota para o Palmeiras, o grupo de jogadores recebeu três dias de folga e se reapresenta na tarde desta terça-feira no CT Luiz Carvalho. É a oportunidade da comissão técnica testar esquemas diferentes e traçar uma planejamento para os jogos que faltam até o fim da temporada.
O resultado de sexta-feira deixou o Tricolor a três pontos da zona de rebaixamento e reacendeu o alerta para a parte de baixo da tabela. A situação torna o próximo compromisso em uma espécie de final para a equipe de Renato, que enfrenta o Juventude, 16º colocado, com dois pontos a menos - o NovasGrêmio é o 12º.
A cada rodada, o treinador tem optado por uma estratégia diferente. No duelo contra o Palmeiras, foi a primeira vez que o Grêmio repetiu escalação no Campeonato Brasileiro. Antes, havia empatado em 2 a 2 com o Fluminense na mesma formação.
O técnico já disse não só em entrevista coletiva, mas também para o elenco, que vai mudar o time conforme a necessidade de cada partida. Renato indicou, inclusive, mudanças contra o Juventude. "Tem horas para jogar de uma forma e horas para jogar de outra forma. Contra o Juventude vamos mudar a forma de jogar, porque jogando em casa, com a nossa torcida, tem que ter uma equipe mais ofensiva", projetou o treinador.
Renato terá desfalques importantes neste período livre para treinos. Soteldo, Aravena e Villasanti foram convocados para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo e são dúvidas na 34ª rodada do Brasileiro. O paraguaio deve ser desfalque por não chegar a tempo para o jogo na Arena. O Paraguai enfrenta a Bolívia na altitude no dia 19, véspera do confronto com o Juventude.
Por outro lado, a direção planeja fretar um voo para os atacantes, pois Chile e Venezuela se enfrentam no mesmo dia em Santiago - mais fácil de chegar a Porto Alegre. A ideia é colocar Aravena e Soteldo no mesmo avião e ambos se juntarem à delegação.
A importância da presença dos pontas leva em consideração a mobilização gremista para o jogo contra o Ju. O Grêmio trata o confronto como briga direta para fugir do Z-4. Não à toa, Gustavo Martins foi preservado do jogo contra o Palmeiras e deve substituir Jemerson, suspenso.
Para Renato Portaluppi, desempenho não é o mais importante no momento, mas sim somar o maior número de pontos. Portanto, é a oportunidade de pensar no que fará nos jogos seguintes do campeonato e testar esquemas.
Nos três jogos que ainda tem para jogar na Arena, a formação em 4-2-3-1 deve servir de base. Em casa, provavelmente será retomada a figura do meia-armador, algo que ele dispensou contra o Fluminense, no Maracanã, e na sexta-feira, em São Paulo.
Além disso, o departamento médico do clube também tenta recuperar Pavon, que foi desfalque nas últimas rodadas por dores musculares. Seria uma opção a mais para o setor ofensivo, que estará fragilizado no dia 20.
O Grêmio recebe o Juventude no dia 20 de novembro, na Arena, às 19h, pela 34ª rodada do Brasileirão. Até lá, serão nove dias para treinamentos no CT Luiz Carvalho.