Grêmio, Inter e Juventude se unem em pedido à CBF para adiamento do Brasileirão
Clubes gaúchos solicitam suspensão das rodadas e pedem ajuda da Confederação e dos demais clubes
Em um gesto de união e solidariedade, os clubes gaúchos Grêmio, Internacional e Juventude se uniram para solicitar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o adiamento completo das próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A medida, proposta em ofício enviado no final de sábado (11), visa oferecer suporte aos gaúchos neste momento de profunda dor e luto após a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
No documento, assinado pelos presidentes Alberto Guerra (Grêmio), Alessandro Barcellos (Internacional) e Fábio Pizzamiglio (Juventude), os clubes gaúchos detalham as consequências das fortes chuvas que atingiram o estado, causando danos materiais e emocionais de grande proporção. Além do adiamento do Brasileirão, os clubes pedem à CBF e aos demais clubes do campeonato apoio estrutural e financeiro para auxiliar as vítimas da tragédia.
Mais cedo no sábado, a CBF, em resposta ao decreto do Governo Federal que suspendeu as competições nacionais por três dias, enviou um documento a todos os clubes da Série A e B solicitando um posicionamento oficial sobre a possível paralisação das partidas. A decisão final sobre o futuro do Brasileirão será tomada em conjunto com os clubes.
Na próxima segunda-feira (13), os 31 clubes da Liga Forte União (LFF) se reúnem para discutir o assunto e definir se haverá um posicionamento em consenso sobre a continuidade ou não do Brasileirão. A decisão final levará em consideração o impacto da tragédia nos clubes gaúchos e as necessidades da comunidade neste momento de luto e reconstrução.