Grêmio vence novamente na Copa São Paulo e garante classificação antecipada
Aos 10 minutos, em saída errada da defesa adversária, Alysson pegou a posse pelo lado direito, trazendo para o meio
A equipe Sub-20 do Grêmio está garantida na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Junior 2025. Na tarde desta quarta-feira, atuando no estádio Professor Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá, o Tricolor bateu o Porto Vitória/ES pelo placar de 1 a 0. O gol do triunfo foi anotado na etapa inicial por Hiago. O Grêmio entrou em campo sabendo que uma vitória garantiria classificação para a segunda fase da Copinha. Logo tratou de propor jogo e buscar o campo ofensivo. Em escanteio cobrando por Gabriel Mec da direita aos dois minutos, Nathan foi no alto para cabecear a bola. O defensor em cima da linha conseguiu tirar de cabeça o gol inaugural da partida.
Aos 10 minutos, em saída errada da defesa adversária, Alysson pegou a posse pelo lado direito, trazendo para o meio. Logo arriscou o arremate rasante e o arqueiro praticou a defesa com os pés. No minuto seguinte, Gabriel Mec puxou o contra-ataque e arriscou o chute de fora da área, mas a bola passou perto do ângulo direito, para fora.
Viery fez o longo lançamento para o comando de ataque aos 13 minutos. A zaga ficou na dúvida e deixou a bola quicar. Hiago ganhou na velocidade para tomar a frente, adiantar a bola de cabeça e, já dentro da área, soltar a canhota cruzada para vencer o goleiro e colocar o Grêmio em vantagem. 1 a 0!
Após pressão aos 15 minutos, Alysson fez o chute cruzado e Gabriel Mec fez o domínio e arrematou de virada. O goleiro do Porto Vitória defendeu como pode, espalmando para frente.
Aos 21 minutos, Wesley Costa teve vitória pessoal na dividida, se levantou e fez o cruzamento da esquerda. Alysson subiu na segunda trave para cabecear no contra-pé do arqueiro e a bola passou tirando tinta da trave direita.
Logo depois, Alysson sentiu lesão e teve que ser substituído. Jardiel foi para o jogo. A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado, com o time adversário conseguindo sair de trás para buscar o campo ofensivo, mas a defesa gremista sempre bem postada estava segura nos duelos.
Em cobrança de falta lateral do time capixaba aos 40 minutos, Ygor saltou para desviar com a ponta dos dedos a bola em curva para escanteio. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Gabriel Mec recebeu livre o passe de Riquelme de frente para o goleiro. O toque por cobertura acabou sendo desviado no último momento pelo goleiro para evitar a ampliação da vantagem.
Na etapa complementar, o Grêmio administrou a vantagem e chegou a ter algumas oportunidades para ampliar a vantagem. A equipe adversária teve duas chances, mas pecou nas conclusões para buscar o empate.
Aos 12 minutos, Jardiel ganhou de três marcadores para adiantar a bola no centro da intermediária ofensiva. Logo arriscou a bomba e o goleiro desviou com a ponta dos dedos antes de explodir no travessão e não entrar. Grande lance!
Na sequência da partida, os laterais Wesley Costa e Cristiano deixaram o duelo para as entradas de Pedro Gabriel e Smiley. O Tricolor ainda teve mais duas boas chegadas em tentativa de bicicleta de Viery após escanteio na área e em chute de fora da área de Smiley, mas a bola passou por cima.
Por fim, Tiago e Jeferson ingressaram no duelo, para as saídas de Riquelme e Gabriel Mec. O Grêmio conseguiu dominar melhor a partida e passou a reter mais a posse de bola. Assim conseguiu manter a vantagem até o apito final.
O Grêmio chegou a duas vitórias em duas partidas, com seis pontos somados, na liderança isolada do Grupo 21, já classificado para a segunda fase. No sábado, dia 11, fecha a fase inicial para buscar confirmar a liderança diante do time local, o Atlético Guaratinguetá, às 13h.
Albano