Lusa vence o Guará e leva decisão do rebaixamento para a última rodada
A Portuguesa ainda tem esperanças de permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a Lusa recebeu o Guaratinguetá, no Prefeito José Liberatti, em Osasco, pela penúltima rodada do Grupo B, e conseguiu vencer por 3 a 1. Com o resultado, a equipe rubro-verde chegou aos 14 pontos e se aproveitou da derrota do Macaé para o Juventude nesta manhã para ainda respirar na competição.
Para permanecer na Série C, a Lusa tem uma conta simples, porém, um caminho difícil. A Portuguesa vai ao Almeidão visitar o Tombense no próximo domingo, às 16 horas, e precisa, além de conseguir a vitória em seu jogo, torcer para o Macaé, que recebe o Botafogo-SP no Moacyrzão, não conquistar os três pontos em seu confronto.
O jogo - A Lusa começou o primeiro tempo melhor e tentando as ações ofensivas diante do Guaratinguetá. Aos 18 minutos, a Portuguesa viu suas pretensões facilitadas, já que o meia Samuel fez uma falta forte, levou o cartão vermelho direto e foi expulso de campo.
Com um a mais, a Lusa não demorou para abrir o placar. Aos 20, Marcelo aproveitou rebote em cobrança de falta de Dener e mandou de cabeça para colocar a equipe rubro-verde em vantagem.
Após marcar o primeiro, a Portuguesa continuou no ataque buscando ampliar a vantagem. A Lusa, no entanto, acabou surpreendida no final da etapa inicial. Aos 42 minutos, Anderson Oliveira recebeu a bola após contra-ataque, cortou alguns marcadores e bateu cruzado no canto para deixar tudo igual para o Guaratinguetá antes do intervalo.
No segundo tempo, a Lusa voltou com outra postura. Logo aos quatro, Dener cobrou falta perigosa e obrigou o goleiro Flaysmar a fazer uma defesa difícil. Se não marcou neste lance, a Portuguesa não demorou para voltar a frente do placar. Aos sete, Cesinha cruzou a bola na área e encontrou Bruno Xavier, que finalizou para o gol e fez o segundo da equipe rubro-verde.
A partir daí, a Lusa dominou completamente o jogo. Com isso, ainda conseguiu ampliar o marcador. Aos 38 minutos, o volante Adriano e o atacante Bruno Mineiro se enroscaram na área e o árbitro assinalou o pênalti. O próprio centroavante lusitano foi para a cobrança e bateu de maneira segura, no meio do gol, para fazer o terceiro e decretar a vitória fundamental da Lusa.
Macaé é derrotado e resultado auxilia a Portuguesa - Na manhã deste domingo, o Macaé visitou o Juventude, no Alfredo Jaconi, e só precisava de uma vitória para se livrar da degola e rebaixar a Lusa para a Série D. Os cariocas, no entanto, não tiveram êxito e viram a equipe gaúcha sair do gramado com o triunfo pelo placar de 2 a 1.
A equipe do Macaé até chegou a sair na frente, aos oito minutos da etapa inicial, em cabeçada de Gedeil, o que garantiria sua permanência na Série C. No entanto, viram o Juventude voltar melhor para o segundo tempo e sair com a vitória com gols de Wallacer, após rebote, aos sete, e Romarinho, por cobertura, aos 19.
O Macaé, que ficou com 15 pontos na competição, decide sua permanência na Série C no próximo domingo, às 16 horas, recebendo o Botafogo-SP, no Moacyrzão.
Outros resultado da 17ª rodada da Série C
Grupo A
Sábado
América 0x2 Confiança
Fortaleza 4×1 Remo
Domingo
Cuiabá 2×2 ABC
Salgueiro 1×0 River-PI
ASA 0x0 Botafogo-PB
Grupo B
Sábado
Botafogo-SP 1×0 Tombense
Domingo
Boa Esporte 2×0 Ypiranga
Segunda-feira
Guarani x Mogi Mirim