Gustavo Quinteros tem difícil missão no Grêmio
Grêmio vem vencendo o campeonato gaúcho há sete anos
Em 2025 teremos um novo Grêmio. A saída de Renato Portaluppi traz o início de uma reformulação. O ex técnico é, sem dúvidas, o maior ídolo do tricolor gaúcho, como jogador e técnico. Deu ao clube os maiores títulos da história. Nessa última passagem pelo tricolor gaúcho, chegou em 2022 e trouxe o clube de volta para a série A, o heptacampeonato gaúcho e um vice-campeonato brasileiro em 2023.
Muitos torcedores, inclusive, queriam a sua permanência. Renato viveu a rotina do CT Luiz Carvalho e de jogos na Arena respaldado pelos títulos e a imagem de ídolo pelo que fez em sua época de jogador. A comparação com Renato será um dos principais desafios de Quinteros, que precisa conquistar jogadores e torcida. Inicialmente, com um trabalho de intensidade e técnica, está deixando uma boa impressão em todos que participam ou podem acompanhar.
A torcida será um pouco mais difícil de agradar, somente títulos e um time guerreiro podem facilitar essa relação. Em 2021, ano em que Renato também deixou o Grêmio, os técnicos sofreram com o "fantasma" de Portaluppi. É verdade também que o sucesso dessa relação depende muito dos torcedores que precisam apoiar e não ficar pedindo a volta do ex-técnico em cada insucesso. Tem que dar tempo para Quinteros trabalhar e dar a sua "cara" ao grupo de jogadores.
Formar um novo grupo, com jogadores que se adaptem ao seu estilo de jogo é outra missão do novo técnico gremista. Quinteros herda um grupo precisando de reforços e tem que tirar mais de todos, aproveitar mais os jovens e reforços do ano passado. A boa notícia é que ele ganhou Cuéllar, que vai preencher uma antiga carência no meio campo gremista, a de primeiro volante. Gustavo tem histórico de transformar grupos médios em campeões, precisa de tempo para implementar suas ideias.
O octa é uma obrigação nada fácil em 2025. O Grêmio vem vencendo o campeonato gaúcho há sete anos. Até mesmo quando esteve na série B ou quando não era favorito levantou a taça. Esse ano a missão parece mais difícil, pois o Inter manteve o grupo que fez uma ótima campanha no Brasileirão, tem como técnico um profissional que conhece bem o Grêmio e fez uma ótima campanha no Juventude ano passado. Assim como o Grêmio quer muito esse título, o Inter esta focado em não deixar Quinteros se sair bem.
Torcedor gremista, acredita no trabalho de Gustavo Quinteros?