Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Haddad: "Possível vitória de Milei na Argentina preocupa Brasil"

A imprensa local descreve Javier Milei como um economista ultraliberal, que se declara "anarcocapitalista"

19 out 2023 - 16h43
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Reprodução/Agência Brasil / Perfil Brasil

"Possível vitória de Milei na Argentina preocupa Brasil". Esta foi a frase dita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à Reuters. Haddad afirmou que se Javier Milei vencer as eleições na Argentina, que ocorrem neste domingo (22), pode ser um problema para o governo brasileiro devido ao posicionamento de Milei em vários aspectos econômicos.

"É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um... Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação", disse Haddad.

A principal crítica de Haddad é que Milei "não se transpõe para as relações internacionais as questões internas". O ministro brasileiro explica: "Mesmo quando você tem preferências, manifestas ou não". Haddad lembrou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém relações amigáveis com chefes de Estado de diversas vertentes políticas e falou da importância da Argentina como parceiro comercial.

"É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento?", questiona Haddad.

Quem é Milei?

Javier Milei é um político de extrema direita e concorre à presidência da Argentina. É economista formado pela Universidade de Belgrano. Tem 52 anos e é natural de Buenos Aires. Milei venceu as eleições primárias que foram realizadas em agosto.

Na reta final da campanha, faltando quatro dias para o pleito, Milei encerrou a sua campanha na Movistar Arena, rodeado pela sua equipa, além de candidatos e apoiadores. O encerramento da campanha contou ainda com o discurso de Alberto Benegas Lynch ,  o maior divulgador das ideias do liberalismo na Argentina, considerado "um herói" pelo presidenciável .

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade