Holanda: invencibilidades de Van Gaal serão colocadas à prova nas oitavas da Copa do Mundo
Treinador não perde desde retorno à Laranja e também defende período sem derrotas no torneio
A Holanda se classificou em primeiro lugar no Grupo A, com sete pontos e, agora, enfrentará os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo. Além de ter o primeiro 'teste de fogo' na competição, o técnico Louis Van Gaal também defenderá duas invencibilidades à frente da Laranja. O treinador ainda não perdeu desde que voltou, em 2020, e também acumula série invicta na competição.
RETROSPECTO EM COPAS DO MUNDO
Van Gaal treinou a seleção holandesa em três oportunidades: 2000, 2012 e, neste último, a partir de 2020. No entanto, o treinador só disputou duas Copas do Mundo pela Laranja, já que a equipe ficou fora da edição 2002. Atualmente, o comandante da Holanda defende uma invencibilidade de dez partidas na competição.
Curiosamente, Van Gaal terminou a campanha de 2014 de maneira invicta, mesmo tirado do caminho do título pela Argentina. A decisão da vaga na final da Copa do Mundo foi nos pênaltis, e os "hermanos" levaram a melhor por 4 a 2. No fim, a Holanda teve cinco vitórias e dois empates naquela edição.
VEJA O RETROSPECTO COMPLETO
Holanda 5 x 1 Espanha - 2014 - Fase de grupos
Holanda 3 x 2 Austrália - 2014 - Fase de grupos
Holanda 2 x 0 Chile - 2014 - Fase de grupos
Holanda 2 x 1 México - oitavas de final
Holanda 0 (4) x 0 (3) Costa Rica - quartas de final
Holanda 0 (2) x 0 (4) Argentina - semifinal
Holanda 3 x 0 Brasil - disputa pelo terceiro lugar
Holanda 2 x 0 Senegal - 2022 - Fase de grupos
Holanda 1 x 1 Equador - 2022 - Fase de grupos
Holanda 2 x 0 Qatar - Fase de grupos
RETORNO AVASSALADOR
Desde que foi reintegrado à seleção holandesa, Van Gaal tem feito um excelente trabalho. Frank De Boer havia deixado a Laranja longe da Copa do Mundo do Qatar, mas o novo treinador recolocou a equipe nos trilhos e a levou à liderança de seu grupo nas Eliminatórias Europeias.
Ao todo, Van Gaal disputou 18 jogos no período, acumulou 13 vitórias e cinco empates. O excelente aproveitamento está distribuído entre Eliminatórias, Liga das Nações e Copa do Mundo, na qual ainda não foi derrotado. Além disso, a alta média de gols marcados, superior a dois, e a baixa em gols sofridos, inferior a um, mostram uma equipe sólida.
No entanto, nesta Copa do Mundo, a Laranja tem feito jogos sem brilho e com pouca criatividade no ataque. Por isso, as oitavas de final serão o primeiro grande desafio para a Holanda mostrar a que veio, e Van Gaal defender suas invencibilidades. Os holandeses enfrentam os Estados Unidos neste sábado, às 12h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.