Holanda x Argentina: Gakpo e Álvarez surgem como opções para quebrar retrospecto recente do duelo
Últimos dois confrontos entre as equipes por Copa do Mundo terminaram sem gol, seja em 2006 ou em 2014
Antes da Copa do Mundo, a Holanda vivia momentos de indefinição no setor ofensivo. Com Memphis Depay sem estar 100%, Cody Gakpo teve que assumir a responsabilidade e entregou em grande estilo. Pelo lado argentino, depois do fracasso de Lautauro Martínez, Julian Álvarez conquistou o protagonismo. Agora, a dupla de jovens centroavantes tentar quebrar o retrospecto de poucos gols do confronto entre Laranja e Albiceleste.
CODY GAKPO: SENSAÇÃO DA COPA
Antes mesmo do começo da Copa do Mundo, Cody Gakpo era um dos grandes destaques da temporada europeia. Com 13 gols e 18 assistências, em apenas 24 jogos, o meia-atacante estava sendo observado de perto por gigantes do velho continente, como o Manchester United. No entanto, depois do excelente início de Mundial no Qatar, ele se tornou uma sensação.
O jogador do PSV marcou nas três primeiras partidas da Laranja na Copa do Mundo, diante de Senegal, Equador e Qatar. O único duelo em que passou em branco foi nas oitavas de final, contra os Estados Unidos. Agora, ele mira a artilharia histórica da Holanda, que pertence a Neeskens, com cinco gols em 1974.
JULIAN ÁLVAREZ: SOLUÇÃO ARGENTINA
A Argentina tinha um plano traçado para o ataque na Copa do Mundo. Lautaro Martínez, destaque da Inter de Milão, seria o titular e comandaria o setor ofensivo da Albiceleste. No entanto, duas atuações abaixo do esperado do atacante obrigaram Scaloni a mexer no time, e o treinador promoveu a entrada de Julian Álvarez, ex-River Plate, contratado pelo Manchester City.
O centroavante de apenas 22 anos se mostrou muito à vontade na Copa do Mundo, tendo marcado em duas partidas: diante de Polônia e Austrália. Atualmente, Álvarez é titular absoluto da Argentina e tem a confiança de Lionel Messi, estrela e principal criador da equipe. No momento, ele está atrás apenas do camisa 10 na artilharia da Albiceleste no Qatar.
JOVENS PODEM DECIDIR
Gakpo e Álvarez são esperança de gols para Holanda e Argentina encerrarem a seca dos últimos confrontos. Em 2006, as equipes se enfrentaram na fase de grupos e ficaram no empate em 0 a 0. O mesmo resultado aconteceu oito anos depois, mas o duelo era válido pela semifinal, ou seja, um vencedor teria de ser decidido nos pênaltis. A Albiceleste venceu por 4 a 2 e se classificou à decisão.
A rica história de Argentina e Holanda em Copas do Mundo ganha mais um capítulo. Além dos jogos citados, as equipes duelaram mais três vezes. Em 1974, a Laranja goleou os hermanos por 4 a 0, na fase de grupos, de olho na decisão. Quatro anos depois, a Albiceleste levou a melhor na final, com vitória por 2 a 1. As quartas de final de 1998 serviram como troco para os holandeses, que eliminaram os argentinos.
Holanda e Alemanha se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. O local deve estar totalmente lotado, já que todos os ingressos para a partida foram comercializados. Quem vencer fica com a vaga na semifinal da Copa do Mundo.