Indonésia nomeia Patrick Kluivert como técnico da seleção masculina de futebol
A Indonésia anunciou nesta quarta-feira a nomeação do ex-atacante holandês Patrick Kluivert como seu novo técnico da seleção masculina de futebol, uma medida para reforçar sua tentativa de se classificar para a Copa do Mundo de 2026.
A nomeação de Kluivert, ex-jogador de Milan, Ajax e Barcelona, que marcou 40 gols em 79 partidas pela seleção holandesa, ocorreu após a demissão do técnico sul-coreano Shin Tae-yong na segunda-feira.
Kluivert, 48 anos, que ganhou o título da Liga dos Campeões como jogador do Ajax em 1995, assumirá o comando da Indonésia até 2027, com opção de prorrogação, informou a federação de futebol do país em um comunicado.
A Indonésia está em terceiro lugar no seu grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo após seis das 10 partidas, um ponto atrás da Austrália na batalha pela segunda vaga automática no Mundial, que será ampliada de 32 para 48 equipes na competição organizada conjuntamente pelos Estados Unidos, Canadá e México.
Desde que encerrou sua carreira de jogador em 2008, Kluivert ocupou vários cargos, inclusive o de técnico do time turco Adana Demirspor e da ilha holandesa de Curaçao, no Caribe.
Ele foi diretor de futebol do Paris St Germain, assistente técnico da Holanda e de Camarões e técnico da equipe juvenil do Ajax.
Kluivert será apresentado em Jacarta no domingo e terá a companhia de dois assistentes técnicos na Indonésia, os também holandeses Alex Pastoor e Denny Landzaat.
Sua primeira partida oficial no comando será a viagem da Indonésia à Austrália para uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo em 20 de março.
A única participação da Indonésia na Copa do Mundo ocorreu durante o domínio holandês em 1938, como Índias Orientais Holandesas. Se terminar em terceiro ou quarto lugar em seu grupo, o país ainda poderá chegar ao Mundial de 2026 por meio de outras rodadas de qualificação e de uma repescagem intercontinental.