Influenciador digital 'Guto' usa o beach tennis para manter a forma e a saúde em dia
Criado no final dos anos 80 na Itália, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008, mais precisamente nas praias do Rio de Janeiro. Mistura de tênis tradicional, badminton e vôlei de praia, a modalidade traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente: queima calorias, fortalece a musculatura, melhora o condicionamento físico, aguça o reflexo, reduz o estresse do dia a dia e, devido ao bem-estar proporcionado, aumenta até a imunidade.
Devido aos benefícios supracitados e à garantia de diversão, o beach tennis vem ganhando cada vez mais popularidade no país, que aumentou ainda mais durante a pandemia devido à possibilidade de ser praticado sozinho ou em dupla e ao ar livre.
E não é preciso morar próximo à praia para praticá-lo. Já é possível encontrar quadras de areia a quilômetros do litoral. O influenciador digital Wellinton Augusto, o "Guto", por exemplo, encontrou uma quadra no meio da cidade de São Paulo para praticar a modalidade.
"Eu já gostava de tênis tradicional, então, quando conheci o beach tennis, eu me apaixonei, porque, além de tudo, me faz sentir numa praia mesmo estando em uma 'selva de pedra' (risos)", conta o criador de conteúdo e empresário.
A princípio, o objetivo era apenas se divertir; agora, se tornou um meio de manter o condicionamento físico e a saúde em dia.
"Ainda estou começando, tem todo um processo, não posso exigir tanto de mim em relação à performance, mas já venho notando os benefícios tanto para o meu corpo quanto para a minha mente, pois exerce o papel de válvula de escape do estresse diário", relata.
Como toda atividade praticada ao ar livre, o beach tennis também exige bastante cuidado em relação aos raios do Sol. Portanto, é essencial a utilização de boné ou viseira, filtro solar e, se possível, roupa com proteção UV. E, claro, beber bastante água.