2010: Após três temporadas distante da Fórmula 1, Schumacher retorna à principal categoria do automobilismo. A volta, porém, não foi com o mesmo protagonismo da época de Ferrari e Benneton. O alemão terminou o ano na nona posição, com pouco mais da metade dos pontos de seu companheiro na Mercedes, Nico Rosberg
2011: Mais adaptado à nova Fórmula 1, Schumacher viveu seu melhor ano desde o retorno na temporada 2011. Com Red Bull, McLaren e Ferrari distantes dos rivais, o alemão teve uma disputa interna com Nico Rosberg, terminando atrás do companheiro de equipe por apenas 13 pontos, na oitava colocação do Mundial de Pilotos.
2012: Em seu ano da segunda despedida da Fórmula 1, Schumacher teve uma temporada frustrante, terminando apenas na 13ª posição do Mundial de Pilotos. Se o ano não foi bom, o alemão teve como ponto positivo da temporada um pódio conquistado no GP da Europa. Na ocasião, Schumacher terminou na 3ª colocação, atrás de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen
2013: Aposentado pela segunda vez na carreira, Schumacher continuou como embaixador da equipe Mercedes. Fora dos holofotes, o alemão voltou a ganhar destaque nos noticiários por conta do grave acidente enquanto esquiava em Grenoble, nos Alpes da França.