Polêmicas

Apesar dos títulos e recordes na Fórmula 1, Michael Schumacher possui algumas “manchas” na carreira. A mais grave delas ocorreu em 1997, quando ele disputava o título com o canadense Jacques Villeneuve, da Williams, na última prova da temporada (GP da Europa), mas acabou desclassificado do campeonato por ter feito uma manobra considerada anti-esportiva pela FIA.

No GP da Europa de 1997, Schumacher precisava vencer a corrida para ser campeão e, ao ser ameaçado pelo rival, “fechou a porta” bruscamente. A atitude, porém, foi em vão, já que Villeneuve escapou sem danos do acidente e fechou a prova em terceiro, assegurando o título.

Episódio semelhante aconteceu em 1994, quando Schumacher (pela Benetton) jogou seu carro sobre o do britânico Damon Hill no GP da Austrália - com o abandono dos dois, o alemão conquistou seu primeiro título na F1 com um ponto de vantagem para o piloto da Williams.

Outro fato negativo na carreira de Schumacher nos leva a 2002. No GP da Áustria, o alemão era o segundo colocado, atrás do colega de equipe Rubens Barrichello, mas uma ordem da Ferrari fez com que o brasileiro cedesse seu lugar ao alemão faltando poucos metros para a bandeirada. Encabulado, Schumacher até cedeu o lugar mais alto do pódio para o colega, mas não conseguiu apagar o vexame.