O Flamengo foi um dos times mais badalados no início da temporada com as contratações de Thiago Neves e, principalmente, de Ronaldinho. O clube carioca venceu o leilão contra Grêmio e Palmeiras e conseguiu repatriar o pentacampeão do mundo. E se não repetiu as atuações que o consagraram no Barcelona, o camisa 10 ao menos foi o líder do time rubro-negro na conquista invicta dos dois turnos do Campeonato Carioca (a Taça Guanabara e a Taça Rio).
Em baixa na Europa, Ronaldinho voltou ao Brasil para tentar recuperar o bom futebol e se juntou ao elenco que possuía jogadores como o goleiro Felipe, o lateral Léo Moura e o meia Renato Abreu, todos comandados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. A estreia do ex-melhor do mundo pelo rubro-negro, porém, ocorreu somente na quinta rodada da Taça Guanabara, quando o Flamengo já somava quatro vitórias. Reforçado pelo camisa 10 e por Thiago Neves, o time da Gávea terminou a primeira fase da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento (sete triunfos). Na semifinal contra o Botafogo, após empate por 1 a 1 no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro Felipe: o camisa 1 fez duas defesas na decisão por pênaltis. Já na final contra o Boavista, em uma partida complicada, Ronaldinho chamou a responsabilidade e resolveu, marcando de falta o gol do triunfo por 1 a 0.
Entretanto, o Flamengo não conseguiu repetir o desempenho do primeiro turno na Taça Rio. Apesar de manter a invencibilidade, o time de Vanderlei Luxemburgo somou quatro empates em sete jogos. Na última partida desta fase - 1 a 1 com o Macaé - Ronaldinho perdeu um pênalti nos minutos finais e viveu seu primeiro momento ruim na Gávea. Ainda assim, a equipe se classificou para a semifinal e manteve o sonho de conquistar o título sem a necessidade de disputar os dois jogos decisivos.
Desfalcado de Ronaldinho e Maldonado, o Flamengo entrou em campo na semifinal tendo que enfrentar um motivado Fluminense (que havia conseguido uma classificação histórica na Libertadores) . Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, Felipe brilhou mais uma vez defendendo duas cobranças na decisão por pênaltis.
Embalado pela vaga conquistada no sufoco, o Flamengo superou o Vasco na final, foi campeão da Taça Rio e, consequentemente, conquistou o Campeonato Carioca – o 32º de sua história -, consagrando a equipe que ficou conhecida como “Bonde do Mengão Sem Freio”.
Foto: Getty Images