Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inter deixa gramado após brasileiro denunciar racismo em torneio sub-18 na Itália

Organização do campeonato considerou derrota da equipe brasileira para o Torino por W.O

25 mar 2025 - 17h56
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Internacional deixou a partida contra o Torino na Viareggio Cup Sub-18 após denúncia de racismo contra Kauã Barbosa. O clube foi eliminado por W.O., enquanto repudiava a inércia da arbitragem e reafirmava sua luta contra o racismo.

O Internacional deixou o gramado da partida contra o Torino, da Itália, após o lateral Kauã Barbosa denunciar uma ofensa racista feita por um jogador da equipe adversária, pela Viareggio Cup, torneio sub-18 italiano, nesta terça-feira, 25. A organização do evento considerou derrota do Colorado por 3 a 0, via W.O. 

O caso aconteceu nos acréscimos da primeira etapa de duelo válido pelas oitavas de final, com o confronto empatado por 0 a 0. Pelas imagens da transmissão da partida, é possível ver o camisa 7 da equipe italiana dizendo algo para Kauã após uma disputa de bola. Neste lance, o brasileiro acusa o jogador do Torino de o chamar de macaco duas vezes

O camisa 6 do Colorado prontamente reage levantando os braços e chamando o bandeirinha, mas a jogada continua em direção ao ataque do Inter. Poucos segundos depois, após uma falta no campo de defesa do Torino, o árbitro corre em direção ao meio de campo com a confusão já formada e mostra o cartão vermelho para o jogador do Inter, responsável por denunciar e revidar o ataque.

Kauã Barbosa, do Inter
Kauã Barbosa, do Inter
Foto: Reprodução/Viareggio Cup

Indignados, os atletas do Internacional, incluindo Kauã, apontam para o camisa 7 do Torino e tentam conversar com a equipe de arbitragem. Sem qualquer atitude dos árbitros, o técnico João Miguel entra no gramado e pede para seus jogadores deixarem a partida em forma de protesto.

Minutos depois, os brasileiros voltam ao campo, mas a partida não foi retomada. Com o episódio, a organização do evento considerou vitória do Torino por 3 a 0, via W.O, e classificou os italianos para as quartas de final do torneio.

Em nota, a Viareggio Cup explicou a eliminação do Inter e afirmou que as denúncias exigem uma investigação de órgãos federais.

“Ressalta-se que o abandono voluntário da partida equivale à renúncia à sua continuação e tal decisão unilateral acarreta inevitavelmente a sanção da perda da partida para o clube Internacional e a eliminação do Torneio”, informou.

Por meio das redes sociais, o Inter repudiou o ataque sofrido por Kauã Barbosa e afirmou que a derrota por W.O representa uma relativização da injúria racial.

Jogadores de Inter e Torino discutem após acusação de racismo
Jogadores de Inter e Torino discutem após acusação de racismo
Foto: Reprodução/Viareggio Cup

Veja o posicionamento do Inter:

“O Sport Club Internacional repudia veementemente o ato de racismo sofrido pelo atleta Kauã Barbosa na partida contra o Torino-ITA, válida pelas oitavas de final da Viareggio Cup Sub-18, realizada na região da Toscana, na Itália. Aos 45 minutos do primeiro tempo, um jogador adversário proferiu as palavras “mono” e “macaco” contra nosso atleta, além de fazer um gesto em referência à cor de sua pele, configurando uma inaceitável injúria racial.

Diante da situação, Kauã Barbosa acabou revidando e foi expulso. De imediato, relatou o ocorrido à comissão técnica, que informou à arbitragem. Em ato de protesto, diante da inércia do árbitro e do delegado da partida, a equipe decidiu retirar os jogadores de campo, o que resultou na paralisação do jogo e na posterior eliminação do Inter do torneio. De ordem prática, tal decisão esportiva demonstra uma relativização do ato de injúria cometido.

O Sport Club Internacional reforça seu compromisso inegociável na luta contra o racismo e qualquer forma de discriminação. O clube prestará todo o apoio necessário ao atleta Kauã Barbosa e tomará as medidas cabíveis para que o caso seja devidamente apreciado e tratado pelas autoridades italianas”.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade