Goiás faz quatro no Ipatinga e reassume liderança da Série B
O Goiás voltou nesta terça-feira, ainda que de forma condicional, à primeira posição da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Serra Dourada pela 34ª rodada da competição, o time do técnico Enderson Moreira venceu o Ipatinga por 4 a 0, fazendo sua parte para se isolar na ponta da competição e complicando a situação do time mineiro.
» Veja como foi Goiás 4 x 0 Ipatinga
Com o resultado, o Goiás se reabilitou da derrota sofrida diante do ABC na última rodada (3 a 2) e reassumiu a liderança. Com 70 pontos, o time superou os 68 do Criciúma - que, no entanto, pode retomar o primeiro lugar caso vença o Joinville no complemento da rodada, neste sábado, no Estádio Heriberto Hülse.
Para o Ipatinga, a derrota em Goiânia volta a complicar as chances de escapar do rebaixamento. O time, que vinha de três vitórias e um empate em quatro jogos, permanece com 28 pontos, na vice-lanterna da Série B e a quatro pontos do Bragantino, o 16º colocado. Pior: o time paulista e o Grêmio Barueri, lanterna com 26 pontos, ainda jogam pela rodada.
Diante das situações distintas dos dois times na tabela, não demorou para que o Goiás fizesse valer seu favoritismo e abrisse o placar. Logo aos 3min do primeiro tempo, Walter recebeu de Renan Oliveira após rápido contra-ataque, entrou na área pela esquerda e bateu colocado para abrir o placar em Goiânia. O atacante, com 13 gols no campeonato, ainda voltou a balançar as redes aos 15min, mas a arbitragem assinalou impedimento e invalidou o lance.
Melhor em campo, o Goiás ainda teve duas boas chances para ampliar antes do intervalo, sem sucesso. Aos 28min, mais uma vez, Walter apareceu na cara do gol, mas parou na defesa de Helton Leite. Depois, aos 38min, Egídio recebeu livre pelo lado esquerdo e arrematou com força, mas o goleiro mais uma vez apareceu bem e espalmou o arremate.
No segundo tempo, o Goiás ampliou o placar marcando rapidamente mais uma vez: aos 6min, Ricardo Goulart recebeu na direita e inverteu para Renan Oliveira, que recebeu na esquerda e bateu na saída do goleiro. Mais tarde, aos 12min, veio o terceiro gol: após boa troca de passes pela direita, Peter cruzou para a área e Renan Oliveira escorou para marcar mais uma vez.
Mais tarde, aos 22min, Ricardo Goulart acertou um bonito chute, mas Helton Leite fez mais uma defesa. Dominado, o Ipatinga tinha dificuldades para chegar, e só conseguiu assustar o veterano Harlei aos 30min, em chute forte de Silvio - o goleiro esmeraldino, porém, defendeu bem. Depois, aos 38min, foi Iarley quem arriscou, sem passar por Helton Leite.
Aos 40min, porém, o time goiano fechou o placar com Júnior Viçosa, que aproveitou lançamento em profundidade e tocou na saída do goleiro mineiro. Os dois times voltam agora a entrar em campo na próxima terça-feira, às 21h50 (de Brasília), quando disputam a 35ª rodada. Enquanto o Goiás visita o Boa Esporte no Estádio Melão, em Varginha, o Ipatinga hospeda o Bragantino no Estádio Lamegão, no Vale do Aço.
Ficha técnica
GOIÁS 4 X 0 IPATINGA
Gols
GOIÁS: Walter, aos 3min do primeiro tempo; Renan Oliveira, aos 6min do segundo tempo; Renan Oliveira, aos 12min do segundo tempo; Júnior Viçosa, aos 40min do segundo tempo
GOIÁS: Harlei; Peter, Ernando, Valmir Lucas e Egício; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Davi), Renan Oliveira e Ricardo Goulart; Walter (Iarley)
Treinador: Enderson Moreira
IPATINGA: Helton Leite; Gedeílson, Eron, Max (Tiago Alencar) e Sílvio; Max Carrasco, Anderson Uchôa, Leandro Brasília (Márcio Diogo) e Bruninho; Léo e Rogério Ávila (Edson)
Treinador: Eugênio Souza
Cartões amarelos
GOIÁS: Amaral
Árbitro
Anderson Daronco (RS)
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)