Ipatinga supera apatia em campo e derrota ASA com gol de letra
Os torcedores de Ipatinga e ASA já estavam pegando no sono no Ipatingão quando o time mineiro conseguiu quebrar a monotonia dos seus jogadores com um belo gol de letra no segundo tempo da partida desta terça-feira. O golaço marcado por Tiago Pereira determinou a vitória por 1 a 0 dos donos da casa, sendo este o primeiro triunfo do clube no Brasileiro da Série B.
Embalado pelos três pontos conquistados, o Ipatinga retornará a campo na próxima sexta-feira, contra o Vitória, no Barradão. Já o ASA tentará se recompor do revés sofrido ao confrontar o Boa Esporte, no próximo sábado, no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca.
O jogo
O primeiro tempo de jogo não teve grandes lances para nenhuma das duas equipes e foi marcado pela precoce expulsão do atacante Lúcio Maranhão. Principal nome do setor ofensivo do ASA no Campeonato Alagoano, o atleta recebeu um cartão amarelo aos 9min de jogo e tomou o segundo aos 11 do primeiro tempo, por colocar a mão na bola. O lance prejudicou a equipe e comprometeu todo o esquema tático armado pelo técnico Heriberto Cunha.
Sem um homem de referência e com um jogador a menos em campo, os alagoanos armaram um forte esquema defensivo e impediram o Ipatinga de chegar com qualidade ao ataque. A estratégia deu certo na etapa inicial e fez com que ambos os clubes deixassem o gramado no intervalo sem produzir nenhuma jogada ofensiva.
O panorama do jogo permaneceu estritamente o mesmo durante o segundo tempo, comprometendo ainda mais o desempenho dos times dentro do campo. Satisfeito com o empate, o ASA jogava no erro de seu adversário e teve a chance de abrir o marcador após boa investida pela lateral do campo. O cruzamento da direita sobrou nos pés de Didira, que dividiu com o goleiro e desperdiçou a chance de abrir o placar diante do gol vazio.
O castigo por ter perdido a chance de inaugurar o marcador veio da pior maneira que o ASA poderia imaginar. Em boa jogada trabalhada na direita, o Ipatinga cruzou rasteiro para dentro da área e Tiago Pereira chegou antes da zaga para concluir de letra, sem chances para o goleiro adversário praticar a defesa.
A dianteira no marcador deixou o time mineiro confortável no confronto e fez o técnico Heriberto Cunha tentar uma milagre nos minutos finais. O treinador colocou o atacante Alesxandro para buscar o empate novamente, mas uma tesoura por trás de um atleta do clube mineiro fez com que o jogador recebesse o cartão vermelho direto, minando qualquer chance dos alagoanos combaterem o domínio exercido pelos donos da casa no restante do duelo.