Novo clube na cidade reforça boatos de saída do Ipatinga para Betim
O empresário João Francisco Souza Neto, 46, anunciou a criação de um novo clube de futebol profissional na cidade de Ipatinga. O clube será inscrito na terceira divisão do Campeonato Mineiro de 2013 e ainda não tem um nome definido. Com isto, os boatos da saída do Ipatinga FC para Betim, por falta de apoio da prefeitura e da população, ganham força.
» Baixe gratuitamente o aplicativo e acompanhe seu time do coração
» Veja fotos e escolha a pior camisa alternativa dos times brasileiros
» Veja como eram os astros do futebol mundial na infância
João Chico, como é conhecido na cidade, afirma que a documentação já está praticamente pronta para que seja oficial a fundação da equipe.
"Já estamos com todos os procedimentos junto à Federação Mineira. A partir de fevereiro do ano que vem já estamos em treinamento, com a base toda montada", declara.
A princípio, a ideia é de que a Indumep, indústria do ramo metalomecânico, banque todos os custos da nova equipe. A empresa pertence ao próprio João Chico e é comandada por sua irmã, que exerce o cargo de diretora financeira da corporação.
Diante dos boatos da mudança do Ipatinga FC para a cidade de Betim, Chico afirma que a criação de seu clube nada tem a ver com a possível mudança e vai acontecer independentemente do que ocorrer com a outra agremiação.
"Não depende de outro clube nenhum. Se o Ipatinga FC ficar ou for embora, ou mesmo se outro clube, que não seja o nosso, também surgir na cidade, não tem nada a ver. De qualquer forma, vamos fundar nosso time. Esse sempre foi nosso objetivo. A gente vê os erros que são cometidos todos os anos. A coisa não é levada a sério. Falta apoio aos atletas da região, embora aqui seja um celeiro de ótimos jogadores", cutucou.
O empresário conta que uma das estratégias para que a empreitada não falhe será a utilização de parcerias, que terão papel fundamental na estrutura inicial do novo time, enquanto um centro de treinamento não é construído, por exemplo.
"Vamos firmar parcerias com a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e com outras instituições ligadas ao esporte. O clube vai se somar forças. Não será um time para favorecer projeto pessoal de ninguém. Será um patrimônio da cidade de Ipatinga.Três campos da cidade já estão à nossa disposição para treinamentos. No momento oportuno, vamos revelar os locais", diz.
A notícia da criação de um novo clube na cidade só reforça a especulação sobre a saída do Ipatinga FC para Betim, que surgiu em julho. O time mineiro chegou a registrar um público de 37 pagantes em vitória diante do Joinville e faz uma campanha fraca, ocupando a lanterna da competição, com apenas 25 pontos conquistados em 32 jogos.