Irritada, Globo segura lançamento de documentário de Galvão Bueno; entenda
Recentes movimentações do narrador desagradaram a alta cúpula da emissora
Parceiros por mais de 40 anos, Globo e Galvão Bueno estão passando por uma crise na relação. No ano passado, através da Globoplay, a empresa começou a produzir um documentário, que já está pronto, em homenagem ao narrador. No entanto, o LANCE! apurou que acontecimentos recentes fizeram com que o Grupo Globo repensasse o lançamento da produção original "Olha o que ele fez".
A atitude da Globo seria uma resposta a Galvão, que transmitiu o amistoso da Seleção Brasileira, contra o Marrocos, através do "Canal do GB", no Youtube. A emissora entende que o narrador passou a ser um concorrente na exibição dos jogos.
Sem exclusividade com a Globo, Galvão ainda tem um acordo para participação em eventos e produções pontuais, como é o caso do documentário, que tinha previsão de ser lançado no primeiro trimestre de 2023, o que não ocorreu. O mesmo também não está nas promoções do Globoplay para o mês de abril.
No site e nas redes sociais do Globoplay, a última publicação que fez menção ao documentário de Galvão já tem um mês, antes da transmissão do "Canal do GB". Há duas semanas, o narrador participou do podcast "Flow Sport Club" e revelou que a Globo ficou chateada com a situação:
- A Globo não gostou muito não, mas o que eu posso fazer? Eu fiquei chateado com a proibição do Arnaldo em participar comigo. (...) Não sei o que houve, mas eles ficaram chateados - comentou Galvão.
Ainda não há uma nova previsão para a estreia do documentário. Procurada pela reportagem, a Globo emitiu o seguinte comunicado:
"A estratégia de lançamento de um conteúdo para o Globoplay obedece a diversas variáveis. Uma vez finalizada, a obra fica disponível para entrar na plataforma atendendo ao melhor e mais adequado plano para esse produto. A composição de oferta para o público é pensada de modo a valorizar ao máximo a experiência do público e o potencial da obra. E acreditamos muito no documentário do Galvão", trouxe a nota da emissora.
Convite a ex-profissionais da Globo
Outro fator que explica a insatisfação da Globo é o envolvimento de Arnaldo Cezar Coelho. Galvão convidou, e o amigo de longa data aceitou ser o comentarista da transmissão. No entanto, um dia depois, o ex-árbitro cancelou a participação. O ex-árbitro teria sido alertado pela Globo que não poderia participar do evento por se tratar de um conflito de interesses, visto que Arnaldo é um dos donos da TV Rio Sul, afiliada da Globo nas regiões sul e centro-sul do estado do Rio.
Além de Arnaldo Cézar Coelho, Walter Casagrande e Tino Marcos também foram convidados. O repórter não conseguiu participar por conta de uma questão de saúde. Sem Arnaldo, Galvão chamou Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci para a partida. Ambos foram demitidos da Globo dias antes da transmissão do amistoso no "Canal do GB". Todas as ações de Galvão para a transmissão do jogo irritaram a alta cúpula da emissora, fazendo com que o documentário demore mais do que o narrador esperava para ser lançado.