Resumo da Copa: Vitória brasileira e críticas a Neymar
Seleção bateu a Costa Rica por 2 a 0, mas não escapou das críticas; veja o resumo da Copa do Mundo
Vitória sofrida
A Seleção Brasileira conquistou a primeira vitória pela Copa do Mundo da Rússia na manhã desta sexta-feira (22). A equipe venceu a Costa Rica por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo E da competição. Em um jogo tenso devido à retranca costarriquenha, o clima só piorou quando, após marcar um pênalti em Neymar, o juiz foi alertado pelo árbitro de vídeo, reavaliou o lance e desistiu da penalidade. Os dois gols, marcados por Philippe Coutinho e Neymar nos acréscimos, aliviaram a situação brasileira.
Camisa 10
O atacante Neymar foi um dos que mais sentiu a pressão do jogo. Após o pênalti anulado e uma filmagem em que xinga jogador costarriquenho em espanhol, o brasileiro foi criticado pelo narrador Galvão Bueno, da Rede Globo. Galvão, no entanto, foi repreendido nas redes sociais por Juninho Pernambucano, ex-jogador e ex-comentarista. "Galvão não para, é intocável. Faz todo mundo detonar o cara, depois do gol quer mudar", publicou Juninho.
Críticas internacionais
As atitudes de Neymar também foram destaque na mídia internacional. Veículos britânicos chegaram a comparar o brasileiro a um "adolescente mal-humorado e mimado" e que teria prejudicado a equipe por "dramas privados".
Papagaio
Neymar, no entanto, não ficou calado. Com o apito final, ele desabou e chorou enquanto era abraçado pelos companheiros. Após o jogo, ele desabafou nas redes sociais. "Nem todos sabem o que passei pra chegar até aqui. Falar, até papagaio fala; agora fazer, poucos fazem! O choro é de alegria, de superação, de garra e vontade de vencer", explicou o jogador nas redes sociais. Ele ainda foi apoiado por Gabriel Jesus: "Não está fácil para ninguém", disse o capitão brasileiro na partida.
Comemoração dolorida
Um dos grandes nomes da Seleção sentiu a coxa enquanto celebrava o gol de Philippe Coutinho aos 46 do segundo tempo. O técnico Tite levou uma queda ao tentar correr para comemorar com os comandados e foi lesionado. O caso ainda virou meme nas redes sociais. No entanto, não será desfalque para as próximas partidas.
Rodada
Fechando a segunda rodada do Grupo D, Musa marcou dois gols para a Nigéria vencer a Islândia por 2 a 0. O resultado aliviou a Argentina, que precisa vencer a Nigéria e torcer por um tropeço da Islândia na última rodada. Caso os islandeses vençam, a Argentina terá que tirar a diferença no saldo de gols. Confira a classificação do Grupo D.
Hermanos
Por falar na Argentina, sete torcedores foram presos nesta sexta-feira (22) na Rússia. Eles foram identificados como envolvidos em uma briga com croatas após a derrota por 3 a 0 desta quinta (21). O caso será julgado pelas autoridades russas.
Grupo do Brasil
A outra partida do Grupo E contou com a primeira virada da Copa 2018. A Suíça venceu a Sérvia por 2 a 1 e embolou o grupo do Brasil. Com o resultado, as duas vagas para as oitavas de final ainda estão em aberto e apenas a Costa Rica está fora. Confira a tabela atualizada!
Ouça o podcast do Terra especial Copa do Mundo: