Donnarumma é eleito o melhor jogador da Eurocopa; Cristiano Ronaldo e Shick são os artilheiros
A edição de 2020 da Eurocopa chegou ao fim neste domingo. Em Wembley, a Itália venceu a Inglaterra por 3 a 2 nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, e sagrou-se campeã europeia. Após a partida, o goleiro Gianluigi Donnarumma foi eleito o melhor jogador do torneio.
O arqueiro italiano foi o atleta que mais atuou na Eurocopa. Titular em todos os sete jogos da Itália, o camisa 21 esteve em campo por 719 minutos, sofreu apenas quatro gols e não foi vazado em três partidas. Na grande decisão, Donnarumma ainda defendeu os pênaltis cobrados por Sancho e Saka.
Já a artilharia do torneio ficou dividida entre o português Cristiano Ronaldo e o checo Patrik Schick, ambos com cinco gols marcados. Nos critérios da Uefa, no entanto, o atacante da Juventus levou a melhor, já que esteve em campo por 360 minutos, contra 404 do jogador do Bayer Leverkusen.
Na edição de 2020 da competição, Cristiano Ronaldo também se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa. Com os cinco tentos em quatro jogos, o camisa 7 chegou a 14 bolas na rede pelo torneio e ultrapassou o francês Platini, que anotou 10 gols.
Já o prêmio de Jovem Jogador da Eurocopa ficou com o espanhol Pedri. O meia do Barcelona, de apenas 18 anos, foi um dos destaques da equipe comandada por Luis Henrique, que caiu na semifinal para a Itália.
Por fim, o prêmio de melhor em campo na final da Eurocopa ficou com o zagueiro Bonnuci. O defensor anotou o gol de empate da Itália no segundo tempo e se tornou, aos 34 anos de idade, o atleta mais velho a marcar em uma decisão do torneio.
Oldest player to score in a EURO final ⚽️
EURO 2020 winner 🏆
🇮🇹 Leonardo Bonucci 💪#EURO2020 https://t.co/tqYfb6BXGA pic.twitter.com/7QiYVvIOxV
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) July 11, 2021