Ja Morant evita fazer enterradas na NBA para evitar lesões
Astro do Grizzlies quer ficar saudável e disponível para jogos
Ja Morant, um dos jogadores mais eletrizantes da NBA, sempre foi admirado por suas enterradas e jogadas de muita intensidade. No entanto, o astro do Memphis Grizzlies decidiu mudar seu estilo de jogo. Agora, para evitar lesões, ele evita enterradas. Após a derrota do Memphis Grizzlies para o Dallas Mavericks, por 121 a 116, Morant falou abertamente sobre essa decisão. De acordo com ele, o foco é evitar lesões que possam comprometer sua carreira.
"Eu não estou tentando muitas enterraradas mais nos jogos da NBA", disse. "Vocês acham que estou brincando, mas estou falando sério. Às vezes, eu sou derrubado no ar e não marcam falta. Então, fico mais tempo fora do que deveria. Se a falta é marcada, mesmo assim caio e, depois do jogo, você sente todo o impacto da queda", concluiu.
Apesar de uma mudança no estilo de jogo, sem tantas enterradas na NBA, Ja Morant ainda consegue produzir. E tudo isso vem refletindo na atual campanha. Morant, que sempre foi conhecido por suas jogadas mais plásticas, fez apenas três enterradas em 12 jogos até agora. O motivo para isso é simples: preservação. Com 1,88 metro, o armador já enfrentou problemas físicos ao longo de sua carreira e agora entende todos os riscos envolvidos em seu estilo de jogo.
A decisão de Morant tem fundamento em sua história recente de lesões. Afinal, no mês passado, ele perdeu oito jogos por causa de uma lesão no quadril e pelve. Ele se machucou contra o Los Angeles Lakers após cair feio no chão. Além disso, ele já sofreu uma lesão no ombro que o afastou por quase toda a temporada 2023/24. Por isso, sua cautela é necessária para evitar mais problemas.
Mudança
Embora essa mudança possa desapontar os fãs que esperam ver o astro em ação, Morant não se importa com as críticas. Atualmente, o jogador segue com uma média de 22 pontos, 8,6 assistências e 4,1 rebotes por jogo, mantendo sua produtividade.
Sua decisão lembra a trajetória de outro jogador explosivo, Derrick Rose, que teve de adaptar seu estilo após uma série de lesões graves. Aliás, Rose atuou ao lado de Morant em 2023/24. Os dois conversaram muito sobre esse tipo de jogada que, vez ou outra, resulta em contusão.
Mas Ja Morant quer mesmo é fazer com que o Grizzlies siga bem na temporada e consiga voltar aos playoffs. Sem ele, na última campanha, Memphis ficou fora da fase mais importante da NBA.