João Chianca sonha com título mundial de surfe: 'É o que me faz acordar de manhã'
Brasileiro está classificado ao WSL Finals, que pode ser decidido no sábado (9)
João Chianca é um dos dois brasileiros classificados ao WSL Finals - o outro é o atual campeão Filipe Toledo. A disputa pelo título mundial de surfe pode acontecer já neste sábado (9), a partir das 11h30 (de Brasília), em San Clemente, nos Estados Unidos. Aos 23 anos, "Chumbinho" terminou pela primeira vez entre os cinco melhores da temporada, únicos que se classificam à decisão. No entanto, o título é o sonho do surfista há muito tempo.
- Ser campeão mundial, para mim, significa tudo. Acho que em toda minha vida, o que me fez acordar de manhã e correr atrás dos meus sonhos, ser o melhor João que eu posso ser, ser o melhor surfista que eu posso ser, é por causa do título mundial. Hoje estou tendo uma oportunidade, não sei como vai ser, mas sempre dou meu melhor e nunca vou parar de correr atrás desse sonho, que é ser campeão mundial - afirmou.
João terminou a temporada como quarto colocado do ranking e, por isso, disputará o confronto de abertura do WSL Finals. O brasileiro enfrenta o australiano Jack Robinson. Quem passar, pega Ethan Ewing na segunda bateria, e o vencedor vai decidir com o norte-americano Griffin Colapinto o adversário de Filipe Toledo na melhor de três baterias que vale o título.
Chumbinho e Robinson já se enfrentaram em quatro baterias nas etapas do Championship Tour (CT). O placar está 3 a 1 para o brasileiro, e a última foi na grande final do Pro Portugal, onde João venceu sua primeira etapa do circuito. A única bateria que o australiano ganhou foi nas semifinais do Pro Pipeline, também neste ano. As outras duas vitórias do Chumbinho aconteceram em 2022.