João Fonseca toma virada e cai nas quartas de Bucareste
João Fonseca voltou à quadra, nesta sexta-feira (19), para a disputa das quartas de final do ATP 250 de Bucareste, na Romênia. A grande promessa do tênis brasileiro enfrentou o chileno Alejandro Tabilo, mas perdeu o confronto por 2 sets a 1 (6-4, 6-7 e 4-6). Mais cedo, Thiago Wild perdeu contra o argentino Mariano Navone nas oitavas de final do torneio.
Ficou no quase
Começando pela grande partida de João Fonseca diante do chileno Alejandro Tabilo, número 41 do ranking. O brasileiro começou quente na partida e abriu o primeiro set vencendo dois serviços de Tabilo para fazer 5-1. O chileno, então, mostrou reação e conseguiu devolver uma quebra para encostar no placar em 5-4. Mas não foi suficiente, e Fonseca fechou em 6-4 com maestria.
No segundo set, a partida foi mais equilibrada e ganhou ares de tensão. Apenas no sétimo game disputado, com Fonseca, houve alguma chance de quebra, mas o brasileiro não conseguiu aproveitar a oportunidade. A chance desperdiçada fez falta e o chileno venceu o set no tie-break por 7-5.
Se no segundo set estava difícil vencer os serviços adversários, o terceiro foi uma verdadeira chuva de quebras. Ao todo, foram 5 quebras, três para Tabilo e duas para João Fonseca. Assim, derrota por 6-4 para o jovem brasileiro. Mesmo com o revés, João Fonseca, atual 276º do mundo, deu um salto no ranking da ATP. Ao se classificar para as quartas, ele alcançou, momentaneamente, a 240ºposição.
Não deu para Wild
Antes, Thiago Wild, número 67 do mundo, foi ao saibro romeno para a disputa das oitavas de final diante do argentino Mariano Navone (52º). A partida estava prevista para acontecer na última quarta-feira (17), mas devido às chuvas, precisou ser adiada por dois dias seguidos. Na quadra, então, Navone conseguiu confirmar seu favoritismo e superar o brasileiro por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 2-6 e 7-5, em um duelo que durou quase três horas.
Logo no primeiro game disputado, Thiago Wild teve dois break points a favor, mas não conseguiu confirmá-los. A partida seguiu com ambos tenistas segurando seus serviços até que, no sexto game, Navone quebrou o saque do brasileiro e sustentou a vantagem até o final em 6-3.
No set seguinte, Wild saiu atrás e foi o primeiro a ter o saque quebrado. Porém, o brasileiro mostrou grande reação e venceu três serviços seguidos do argentino para fechar em 6-2. No terceiro, novamente, Navone foi o primeiro a vencer o serviço adversário e abriu 5-4 sacando para fechar a partida. O brasileiro ainda conseguiu devolver a quebra e se manter vivo na partida, mas acabou sendo superado pelo argentino nos dois games seguintes.
Duplas
Na disputa em duplas, o tenista brasileiro Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos avançaram às semifinais do ATP 250 de Bucareste. A vitória veio por W.O, após desistência da dupla Pedro Martínez Portero, da espanha, e de Alejandro Tabilo, do chile. Na próxima fase, eles enfrentarão os vencedores entre o confronto Borges/Stalder e Doumbia/Reboul.