Jogador do Grizzlies lidera corrida para melhor calouro da NBA
NBA divulgou primeira atualização nesta quarta-feira (6)
A corrida para melhor calouro da NBA começou com um jogador do Memphis Grizzlies. Nesta quarta-feira (6), a liga apresentou Zach Edey como favorito para o prêmio, após as primeiras semanas da temporada 2024/25. Em oito partidas, o pivô alcançou médias de 11.1 pontos, 6.5 rebotes e 0.9 toco.
De acordo com Steve Aschburner, jornalista responsável pelo ranking, a partida recente de Edey pesou na decisão. Diante do Brooklyn Nets, o jogador do Memphis Grizzlies teve sua melhor atuação como calouro da NBA. Em 29 minutos, ele alcançou 25 pontos, 12 rebotes e quatro tocos, além de aproveitamento superior a 90% nos arremessos. Desse modo, se tornou o primeiro novato desde Hakeem Olajuwon a alcançar os números em um jogo.
"Edey tem sido um excelente substituto para Steven Adams, com 2,24 metros. Aliás, ele teve seu melhor jogo contra o Nets e somou dois duplos-duplos consecutivos. Sua adaptação ao sistema de Memphis sob Taylor Jenkins sugere grande potencial e comparações prematuras com Yao Ming não são exagero", escreveu Aschburner.
Depois de Edey, Bub Carrington aparece na segunda posição. Selecionado na 14ª posição, o novato do Washingotn Wizards ganhou rapidamente espaço na equipe e soma médias de 10.3 pontos, 4.3 rebotes e 4.8 rebotes. Além disso, ele tem aproveitamento superior a 50% nos arremessos de três pontos.
A avaliação da NBA mostrar, inclusive, que Edey e Carrington estão bem a frente dos demais. Isso porque, são os únicos com médias superiores a 10 pontos por partida, além de serem os únicos que tiveram um jogo com mais de 20 pontos. Em toda a história da liga, jamais um Novato do Ano marcou menos do que 10 pontos por jogo, sendo Malcolm Brogdon, em 2016, o com pior média (10.2).
Depois dos favoritos, aparecem Jaylen Wells e Ryan Dunn. O primeiro, também do Memphis Grizzlies, ganhou espaço na rotação com as lesões recentes na franquia. Desse modo, tem médias de 9.8 pontos, 3.8 rebotes e 1.9 assistências. O segundo, enquanto isso, vem surpreendendo por seu talento defensivo. Em diversas partidas, ele foi o responsável por marcar o melhor jogador de perímetro adversário pelo Phoenix Suns.
Já os franceses Alex Sarr (2ª escolha) e Zaccharie Risacher (1ª escolha) vem depois. No momento, os prospectos estão ganhando espaço e se acostumando com a NBA. Até aqui, eles tem médias de 9.8 e 9.4 pontos, por Wizards e Atlanta Hawks, respectivamente.