Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogador do Lakers teria interesse em atuar pela seleção da Lituânia

Armador, que já foi All-Star, poderia atuar pela seleção

22 nov 2024 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários
Reprodução / X - Legenda: D'Angelo Russell, jogador do Lakers
Reprodução / X - Legenda: D'Angelo Russell, jogador do Lakers
Foto: Jogada10

De acordo com o repórter Rokas Panekas, do portal 15min, o jogador D'Angelo Russell, do Los Angeles Lakers, teria interesse em atuar pela seleção da Lituânia. Mas o desejo do atleta não vem do nada. Isso porque sua esposa, Laura Ivaniukas, é daquele país. E como eles possuem dois filhos, é possível fazer o requerimento para Russell atuar pela equipe.

"O presidente da Federação da Lituânia já sabe sobre a situação, enquanto conversa com o jogador", disse Panekas. "Mas um pedido de cidadania ainda não foi feito".

Enquanto isso, as duas partes parecem não estar "na mesma página". Ao menos, é o que o presidente da Federação diz em relação ao que jogador do Lakers e a seleção da Lituânia querem.

"Por enquanto, eu vejo a naturalização de uma forma mais liberal. Então, não tem de ser algo artificial com um jogador que não tem nenhuma conexão com a Lituânia. Alguma conexão emocional precisa existir", revelou Gitanas Nauseda, presidente da Federação, em julho.

Aliás, quem indicou o jogador do Lakers ao time da Lituânia foram os pais de Matas Buzelis, calouro do Chicago Bulls.

"O mundo está se movendo nessa direção, enquanto a visão sobre isso é mais simples do que era há dez ou 20 anos. Mas, de novo, eu não o faria por um motivo falso", afirmou.

Ou seja, apesar de o interesse de Russell, o jogador precisa aguardar a decisão da Lituânia.

Recentemente, a patinadora Allison Reed (que nasceu nos EUA), tentou duas vezes a cidadania lituana, mas foi rejeitada. No entanto, após uma terceira tentativa, ela conseguiu.

Novo presidente

"A situação de Russell não é nova para mim, pois conversei com seus representantes. Mas a gente já tem Ignas Brazdeikis. Então, a posição de jogador naturalizado já está ocupada", disse Mindaugas Balciunas, recentemente eleito como presidente da Federação.

De acordo com as regras da FIBA (Federação Internacional de Basquete), apenas um jogador naturalizado por atuar por uma seleção. Então, não depende apenas de Russell ou da Federação. Tem a ver, também, com o fato de Brazdeikis já atuar pelo time.

Siga nossos conteúdos: Instagram, Bluesky, Threads, Twitter, Facebook

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade