Antes de Sochi, snowboarder brasileiro encerra preparação na Suíça
O snowboarder paulista Andre Cintra representará o Brasil nas provas de Snowboard Cross dos Jogos Paralímpicos de Inverno, com início marcado para a próxima sexta-feira, em Sochi, na Rússia. Andre está na Suíça, acertando a aclimatação e realizando os últimos treinos na neve antes de seguir para a competição.
"Esta aclimatação é muito importante por causa da altitude, da temperatura e para deixar o corpo acostumado com os movimentos e também para deixar os músculos quentes e bem preparados. Além disso, estamos treinando nas pistas de boardercross, o que é indispensável", comentou o brasileiro, 34 anos.
Na última temporada, Andre Cintra realizou intensos treinamentos nos EUA, Canadá e Espanha. E apesar dos problemas com a prótese, os resultados foram satisfatórios, segundo o snowboarder. "Foi muito importante treinar sob diversas condições de neve, clima e visibilidade", declarou.
"Quanto mais tempo tenho na neve mais experiência ganho. Tive muitos problemas com a prótese, pois ela quebrou duas vezes e fizemos muitos ajustes durante os treinos, como ajustes de pressão, ângulos e altura das peças. Isso é bem complexo e realmente leva tempo para ajustar, mas foi tudo muito válido", acrescentou o atleta.
Esta é a primeira vez na história que o Brasil terá representantes nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, que serão realizados em Sochi (Rússia), entre 7 e 16 de março de 2014. O snowboard adaptado estará no programa olímpico pela primeira vez desde o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Ornskoldsvik, na Suécia, em 1976. A disputa passa por um circuito com obstáculos como rampas, morros e trilhas em diagonal e vence quem terminar o percurso em menor tempo.