Comitê russo aprova participação de atletas como neutros
A entidade confirmou, nesta terça-feira, que os esportistas sem histórico de doping poderão disputar os Jogos de Inverno de Pyeongchang-2018
O Comitê Olímpico Russo confirmou, nesta terça-feira, em entrevista coletiva, sua permissão para os atletas competirem sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang-2018. A organização realizou um congresso fechado. Após o anúncio das sanções impostas ao país pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última semana, os competidores participarão sob a bandeira olímpica como 'atletas olímpicos da Rússia'. O hino de seu país de origem não será executado em caso de pódio.
- A opinião de todos os participantes foi unificada, e isso era o que nossos atletas precisavam para irem à Coreia do Sul competir e vencer - disse o presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, que completou:
- Eu penso que o COI garantirá que os atletas russos mais fortes recebam os convites, para que, por exemplo, nossa equipe de hóquei conte com os melhores jogadores.
O COI convidará alguns russos a participarem dos Jogos de Inverno. Mesmo assim, a entidade russa enviou listas de suas equipes preferidas para participarem da competição. Apenas atletas sem histórico de doping poderão competir.