Queridinho local surpreende e é ouro no snowboard; Shaun White decepciona
Nascido na Rússia, mas competindo sob a bandeira da Suíça, o atleta Iouri Podladtchikov surpreendeu nesta terça-feira, na final do snowboard halfpipe dos Jogos de Inverno 2014, disputados na cidade de Sochi. O suíço levou a medalha de ouro da prova com a melhor nota (94.75) entre os 12 participantes da decisão - Podladtchikov superou a estrela americana bicampeã olímpica Shaun White, que nem medalha levou.
O novo campeão do snowboard halfpipe é nascido em Moscou, mas foi criado na suíça. Podladtchikov, que tem o apelido de "iPod" e viveu parte da vida na Holanda e na Suíça, chegou a representar os russos nos Jogos de Inverno em 2006, mas a partir de 2007 passou a competir em nome dos suíços - já havia competido pela Suíça na Olimpíada de 2010.
A torcida da prova entre os locais era toda para o "russo". Torcedores foram acompanhar a disputa com bandeiras da Rússia misturadas com a da Suíça e fizeram grande festa com a medalha de ouro do queridinho. Podladtchikov chamou a atenção ao comemorar muito logo após receber a nota e assumir a liderança da prova, embora mais seis participantes ainda passassem pelo circuito incluindo a estrela Shaun White - a cada entrada de um rival, o suíço fazia uma careta.
Após a apresentação do americano e a nota decepcionante que garantiu apenas o quarto lugar para o astro, Podladtchikov foi ao delírio e recebeu um abraço exatamente de Shaun White, que levou a derrota no espírito esportivo - euestionado sobre o papo com Shaun White durante o abraço, Podladtchikov brincou: "ele me disse parabéns".
Se vencesse nesta terça, a estrela do snowboard americano seria o primeiro americano da história a garantir três medalhas de ouro em edições diferentes dos Jogos de Inverno.
O ouro e o bronze do snowboard halfpipe ficaram com japoneses: Ayumu Hirano, fenômeno de 15 anos que já havia sido prata nos X-Games de 2013 em Aspen, terminou em segundo com 93.50 e Taku Hiraoka cravou 92.25, na terceira colocação.
A surpresa pela vitória de Iouri Podladtchikov é ainda maior pelo suíço não ter classificado diretamente para a final. O atleta foi mal na primeira fase. que contava com 40 participantes, e teve que disputar uma repescagem para se garantir entre os 12 melhores.