Sochi 2014: saiba quem é o "iPod" que acabou com a hegemonia de Shaun White
Anderson Regio
12 fev2014 - 08h07
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Irreverente e carismático, um suíço nascido na Rússia roubou a coroa de Shaun White em Sochi. O snowboarder Iouri Podladtchikov levou à loucura os torcedores no Rosa Khutor Extreme Park ao conquistar a medalha de ouro no halfpipe. O novo campeão olímpico é conhecido por seus amigos como iPod (o “i” vem de Igor e o Pod de “Podladtchikov”).
Podladtchikov nasceu em Moscou, mudou-se ainda na infância com a família para Holanda e, posteriormente, para a Suíça. O atleta, 25 anos, chegou a competir com a bandeira russa em Turim 2006, mas trocou pela dos suíços em 2007, já participando dessa forma em Vancouver 2010.
“Nasci aqui. Eu estava meio preocupado antes porque tenho parentes aqui. Mas as pessoas celebraram como uma medalha da Rússia. Adoro o espírito russo. É a minha língua materna”, disse Podladtchikov.
“Quando estou aqui (na Rússia) me traz lembranças que nunca vou me esquecer, mas memórias de infância. Quando você está na mesa com a sua avó e ela cozinha algo que a sua mãe não consegue”, completou.
Antes da histórica conquista, o snowboarder tinha como melhores resultados na carreira o quarto lugar no halfpipe da Olimpíada anterior e o primeiro lugar no Campeonato Mundial de 2013, ano que ficou comprometido por causa de uma lesão no joelho direito.
“Eu mal posso acreditar. Tudo veio exatamente da maneira que eu planejava cinco minutos atrás. É estranho porque geralmente nunca funciona. Você diz: ‘eu vou fazer assim’ e alguém te sacaneia ou algo desse tipo”, comentou.
O dia de Podladtchikov foi marcado por uma enorme reviravolta. Na primeira fase, o suíço teve uma performance mediana e não conseguiu a vaga direta entre os seis primeiros para a final ao marcar apenas 82 pontos. Na semifinal (ou repescagem), o snowboarder começou a recuperação e fez 87,50 para ser o melhor entre os seis classificados para a grande decisão.
Veja vídeo da esquiadora que fez topless em Sochi:
Na final, ele foi o terceiro melhor com 86,50, mas aproveitou o apoio dos torcedores para acertar uma sequência incrível de manobras na segunda, uma delas chamada pelo atleta de Yolo (You Only Live Once - tradução para Você Vive Apenas Uma Vez) para levar o ouro com 94,75, contra 93,50 do prodígio japonês de apenas 15 anos, Ayumi Hirano, o segundo colocado.
A performance e a conquista de Podladtchikov foi elogiada por Shaun White, a lenda do snowboard. “Ele é um cara que sempre está muito feliz e merece uma conquista como essa. Parabéns, cara”, disse White, que cumprimentou o novo campeão após a confirmação do seu quarto lugar.
Nos ringues de gelo montados em Sochi ou nas montanhas de Krasnaya Polyana, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 registraram muitos tombos e alguns acidentes. Veja os principais, como o do ucraniano Mykola Puzderko, do esqui aéreo
Foto: Getty Images
Rowan Cheshire (Grã-Bretanha): snowboard
Foto: Twitter/@rowan_c_ / Reprodução
Andrea Keszler (Hungria): patinação short-track
Foto: Getty Images
Benoit Valentim (França): esqui halfpipe
Foto: Getty Images
Chao Wy (China): esqui aéreo
Foto: Getty Images
David Wise (EUA): esqui halfpipe
Foto: Getty Images
Denis Osipau (Bielorrússia): esqui aéreo
Foto: Getty Images
Dow Travers (Ilhas Cayman): esqui slalom gigante
Foto: Getty Images
Emily Scott (EUA): patinação short-track
Foto: Getty Images
Fabiana Santos e Larissa Antunes (BRA): bobsled
Foto: Reuters
Jaqueline Hernandez (EUA): snowboard
Foto: Reuters
José Antônio Prada (Venezuela): esqui slalom gigante
Foto: Getty Images
Justin Dorey (Canadá): esqui halfpipe
Foto: Getty Images
Kaetlyn Osmond (Canadá): patinação artística
Foto: Getty Images
Lyman Currier (EUA): esqui halfpipe
Foto: Getty Images
Marianne St. Gelais (Canadá): patinação short-track