Brasileiras vencem Eslovênia e terminam em 5º no vôlei sentado
6 set2012 - 09h49
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
A Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado venceu, nesta quinta-feira, na ExCel Arena, a Eslovênia por 3 sets a 1 (parciais de 25/16, 25/14, 21/25 e 25/21) e encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Londres na 5ª colocação.
O resultado supera a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro, de ficar entre as seis melhores equipes do torneio. Foi a primeira vez na história que o Brasil teve uma equipe feminina nos Jogos Paralímpicos.
A partida desta quinta-feira não teve grandes surpresas. Favoritas, as brasileiras entraram em quadra determinadas e abriram 2 sets a 0. Tudo se encaminhava para uma vitória por 3 a 0, quando as europeias viraram na 3ª parcial e diminuíram a diferença: 2 sets a 1.
Mais concentrado, o Brasil voltou melhor no quarto set e concretizou a vitória nacional e a 5ª colocação. A capitã Janaína Cunha foi a maior pontuadora da partida, com 29 acertos.
As brasileiras não estrearam bem na competição britânica. Contra as atuais campeãs chinesas, a equipe do técnico Ronaldo de Oliveira acabou derrotada por 3 sets a 1. Na segunda rodada, se recuperou e venceu a Eslovênia, em um jogo muito disputado, vencido apenas no tie-break.
Precisando da vitória para avançar às quartas de final, o time acabou superado pelos Estados Unidos na terceira rodada (3 a 0) e foi eliminado. Sem chances de medalha, as brasileiras passaram pela Grã-Bretanha, por 3 sets a 0, e se credenciaram à disputa de 5º lugar.
A estreia do ciclismo de estrada na Paralimpíada de Londres aconteceu nesta quarta-feira, com 18 provas diferentes. As categorias "handbike", em que atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos, chamaram a atenção no circuito de Brands Hatch
Foto: Fernando Borges / Terra
Na classificação H4 contra o relógio, o italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, teve uma estreia dourada em Paralimpíadas
Foto: Fernando Borges / Terra
Zanardi deixou para trás o alemão Norbert Mosandl e o americano Oscar Sanchez. Veja na sequência mais fotos da quarta-feira de ciclismo paralímpico em Londres: