Criado no século 19, Fish and Chips teve crivo judaico
Antes de tornar-se prato típico dos ingleses, o Fish and Chips foi aperfeiçoado por imigrantes judeus na metade do século 19
Batatas fritas sobrepostas a um filé de peixe empanado, envoltas num papel banhado a óleo podem parecer um prato um tanto quanto indigesto. Na terra da rainha, porém, essa mistura é uma verdadeira instituição. O Fish and Chips é, de longe, o fast-food mais consumido da Grã-Bretanha. Seja em um prato de porcelana, em um cone de papel ou dentro de uma marmita plástica, as batatas com peixe matam a fome de milhões de ingleses das mais variadas classes todos os dias. Uma vez em Londres, é possível experimentar o prato com gostos, formatos e regados a especiarias diversas: pimenta, curry, cominho, wasabi...
O Fish and Chips surgiu na metade do século 19, em meio à classe operária, logo depois de ser introduzida a "rede de arrasto" no Mar do Norte. Com essas redes era possível pescar peixes de diferentes qualidades e vendê-los a preços mais baixos. Ao serem transportados para o centro do país, e após uma adaptação da culinária judaica, viraram o alimento preferido dos homens do mar.
Na época em que foi criado, o Fish and Chips era embrulhado em jornal velho. A partir de 1980, por uma questão de higiene, o alimento passou a ser embrulhado em papel-seda, que absorve gordura e, o conjunto, envolvido por um saco plástico.
O segredo do Fish and Chips, dizem os entendidos, está na cerveja utilizada para banhar o peixe antes da fritura, em vez de água. Ele pode ser servido com acompanhamentos. Os mais comuns são o purê de ervilha e o molho tártaro. A combinação de batata e peixe empanado, que serviu de alimento para toda a nação durante a Primeira Guerra Mundial, e que era vendida apenas na rua, passou a ser servida em pubs, restaurantes e gastropubs (misto de pubs com restaurantes gourmets).
Devido a essas constantes evoluções, acredite, o prato não é mais tão barato. Hoje saborear um Fish and Chips faz você desembolsar de 3 libras (R$ 9) a 15 libras (R$ 45).
Dicas de onde encontrar o prato em Londres:
The Fish House: 126-128 Lauriston Road, E9 7LH
Kennedys: 184-186 Goswell Road, EC1 7DT
Golden Fish Restaurant: 102 Farringdon Road, EC1R 3EA
Dialoog Comunicação
Especial para o Terra