Sem "limites", D. Dias exalta recorde e planeja 15ª medalha
- Danilo Vital
- Direto de Londres
O nadador Daniel Dias estava exultante após bater o recorde de medalhas de um só atleta do Brasil em Paralimpíadas, com a vitória nos 50 m borboleta S5. O atleta, que ainda tem a oportunidade de conquistar mais uma vez um lugar no pódio neste sábado, exaltou o trabalho até os Jogos quase perfeitos de Londres e pediu para não menosprezarem o amigo - e rival - Clodoaldo Silva, antigo recordista de medalhas do Brasil.
» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada
"Isso é muito treino, muita dedicação, fé em Deus e não colocar limites de realizações e capacitação. Eu sabia que poderia chegar à conquista dessas cinco medalhas e agora quero mais uma. Meu objetivo é sair daqui com seis medalhas. Em nenhum momento prometi as cores delas, mas até agora está tudo dando certo. E pô, não estou colocando o Clodoaldo para baixo. Isso só engrandece mais o esporte paralímpico brasileiro", afirmou o nadador.
O atleta nacional ainda relembrou a disputa para a conquista da quinta medalha, neste sábado. Daniel Dias esperava uma prova mais apertada com o chinês Junquan He, que decepcionou e ficou com o bronze. O maior adversário do atleta foi o americano Roy Perkins, medalhista de prata, que chegou a pressionar o brasileiro no fim.
"Ontem achei que seria bem assim (disputa apertada pelo ouro), mas o chinês não nadou muito bem. Nessa prova eu fiz a tática de passar na frente bem forte porque o final da prova do americano é muito bom. Só sei que eu vi o bracinho dele chegando ali e falei: 'não, eu vou chegar de pé, mas ele não vai ganhar essa prova'. E acabou dando certo. Quando eu bati, olhei para o lado e vi que ele estava chegando ainda, foi fantástico", comemorou.
Apesar de toda a celebração pelo resultado e recordes batidos - também fez o recorde mundial nos 50 m borboleta -, o atleta já se mostrou consertado para conquistar mais uma medalha, em prova deste sábado.
"Estou bem cansado hoje, mas consegui me superar. E quero me superar de novo amanhã", disse o nadador brasileiro, que nada mais duas provas no sábado - os 100 m livre e o revezamento 4x100 m medley.